Interessados podem se inscrever até o próximo dia 22, e vagas são destinadas para mandato que vai até 2026
O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+ de Volta Redonda (CMLGBTI-VR) está com inscrições abertas para o preenchimento de cinco vagas destinadas à sociedade civil. O processo seletivo visa compor o Conselho para o mandato que se encerrará em 2026, com inscrições disponíveis até o próximo dia 22.
Os interessados podem se inscrever de forma online, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/NnwTqLNUwkom7Ska8, ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), localizada na Rua Antônio Barreiros, nº 232, bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h às 17h.
Segundo a Lei nº 6.328, de 14 de dezembro de 2023, que regulamenta o funcionamento do Conselho, o processo tem como objetivo preencher vacâncias existentes na atual composição.
Para se candidatar, entidades ou coletivos devem comprovar atuação mínima de dois anos na promoção dos direitos da população LGBTI+. Essa comprovação pode ser feita por meio de fotos, reportagens, cartazes ou outros registros. Também é exigida a apresentação da ata da reunião que aprovou a indicação da pessoa candidata, documentos que comprovem residência em Volta Redonda e a identidade de gênero representada. Cada instituição poderá indicar um conselheiro titular e um suplente. Além disso, o edital prevê duas vagas para representantes individuais da população LGBTI+.
As vagas disponíveis contemplam representantes de coletivos e movimentos sociais voltados à defesa dos direitos das pessoas LGBTI+, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans (homens e mulheres transexuais e travestis), pessoas não binárias, de gênero fluido, agênero, queer, intersexo, assexuais, pansexuais e outras identidades que se reconheçam na sigla.
As cadeiras abertas no Conselho são destinadas a representantes das seguintes categorias: um coletivo LGBTI; o Movimento de Mulheres Negras; uma pessoa LGBTI com notória atuação na defesa de direitos; uma entidade de representação de classe; e uma entidade estudantil.
O processo será conduzido pelo próprio Conselho, responsável por todas as etapas de habilitação das candidaturas e, caso necessário, pela organização da plenária de eleição.
Em caso de dúvidas, elas podem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3511-3555 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O edital completo está disponível no link https://drive.google.com/file/d/1mTqGo7SPOedG2IMe_IMmVvwdMfJ1K7qU/view?usp=sharing.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.