A quarta edição da ExpoRio Turismo, realizada entre os dias 5 e 8 junho, na cidade maravilhosa atraiu milhares de visitantes ao Complexo Lagoon, na Zona Sul da capital, com destaque para os eventos culturais, com experiências imersivas, turismo de proximidade e, o que é melhor, criando oportunidades para os 92 municípios do estado, incluindo, é claro, os do Sul Fluminense. A avaliação foi feita pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a pedido do aQui. E ele não deixou por menos. Tutuca entende que a ExpoRio Turismo se consolidou como a maior feira de turismo do estado. Ele tem razão. Promovida pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SeturRJ) e da TurisRio, o evento gratuito assumiu “o papel como vitrine da diversidade fluminense e destacou o turismo como motor de desenvolvimento econômico e cultural, especialmente nas cidades do interior”.
Criada em 2022 como estratégia de retomada póspandemia, a ExpoRio, segundo Tutuca, cresceu e se consolidou como referência nacional no setor. Prova é que este ano, a feira recebeu milhares de visitantes e apresentou os atrativos das 12 regiões turísticas do
estado, valorizando cada um dos 92 municípios fluminenses com uma programação intensa e democrática, que uniu negócios, experiências, cultura, gastronomia, artesanato, entretenimento e capacitação. “A ExpoRio é uma celebração da força e da diversidade do turismo fluminense. Quem participa percebe o potencial que temos em cada canto do nosso estado. Reunir as 12 regiões turísticas num só espaço é promover oportunidades, gerar negócios e fortalecer o interior como protagonista do nosso desenvolvimento”, destaca Tutuca.
Ele vai além. “Ao longo dos quatro dias do evento, o público viveu experiências imersivas e gratuitas, como voos simulados de asa delta, escolinha de remo, parede de escalada e dois dinossauros direto do Parque Terra do Dinos, de Miguel Pereira – um verdadeiro sucesso entre as crianças”, avaliou. “A pluralidade cultural também marcou presença com apresentações artísticas das cidades do interior, manifestações populares, feira de artesanato e espaço gastronômico com sabores típicos das regiões. Os shows de encerramento ficaram por conta de grandes nomes da música nacional: Thiago Martins, Sérgio Loroza, Toni Garrido e Diogo Nogueira”, relembra.
Formação, negócios e redes
A ExpoRio também se firmou como espaço de capacitação e debate, frisa Tutuca, destacando o painel “A força econômica do turismo”, que contou com a participação de CEOs de grandes equipamentos turísticos, e a participação de dois medalhistas olímpicos: Giovane Gávio e Flávio Canto. A realização de rodas de conversa merece ser lembrada. “Debatemos temas como turismo sustentável, empreendedorismo, marketing de influência e roteiros de base comunitária promovendo a troca entre municípios, operadores, empresários e especialistas do setor”, ressaltou. “Aprendizado, diálogo e cooperação são caminhos certos para fazermos o turismo do nosso estado crescer ainda mais”, reforçou Tutuca durante uma das plenárias. Outro ponto destacado pelo secretário Estadual de Turismo foi que a edição 2025 da ExpoRio Turismo foi também um programa para toda a família. “Ao longo dos quatro dias, mais de 30 mil pessoas passaram pelo evento, evidenciando o apelo popular e a força do turismo como vetor de lazer, cultura e desenvolvimento”, justificou.
Interior como prioridade
Com foco no fortalecimento do turismo de proximidade, a ExpoRio mostrou que a aposta no interior fluminense como peça-chave para o desenvolvimento do setor foi acertada. Segundo a organização, a edição 2025 também impulsionou novas conexões comerciais entre municípios e agentes de viagem, além de consolidar o evento como espaço estratégico para visibilidade das cidades fora do eixo capital.