Cruzeiro foi campeão da Libertadores após perder três primeiros jogos

O Cruzeiro foi ao Chile, na noite desta quinta-feira (24), perdeu para o Palestino por 2 a 1, no estádio Francisco Rumoroso, em Coquimbo, e conheceu a terceira derrota em três partidas na fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Assim, a zerada Raposa segura a lanterna do Grupo E, que tem o surpreendente Mushuc Runa, com nove pontos, na liderança, posição que garante vaga direta às oitavas de final. Palestino, com seis pontos, estaria indo para os playoffs, enquanto o Unión Santa Fé, com três, aparece na terceira colocação.

O Cabuloso, porém, se apega a um título histórico para seguir sonhando na Sul-Americana. Em 1997, o Cruzeiro começou a Libertadores perdendo os três primeiros jogos no Grupo D: 2 a 1 contra o Grêmio, em casa; e 1 a 0, contra Alianza Lima e Sporting Cristal, ambos fora de casa.

Depois, foram três vitórias no returno: 1 a 0 sobre o Grêmio, 2 a 0 sobre o Alianza Lima e 2 a 1 sobre o Sporting Cristal. Assim, a Raposa terminou na segunda colocação, atrás do Tricolor, que ficou na liderança, com 12.

O curioso é que o Sporting Cristal, com oito pontos, também avançou às oitavas. Na época, eram cinco grupos com quatro clubes, com os três melhores de cada chave indo ao mata-mata, etapa na qual entrava o atual campeão.

Nas eliminatórias, o Cruzeiro passou por El Nacional por 5 a 3 nos pênaltis após 2 a 2 no agregado, 3 a 2 sobre o Grêmio, 4 a 1 nos pênaltis sobre o Colo-Colo depois de 3 a 3 no agregado e 1 a 0 sobre o Sporting Cristal na decisão e foi bicampeão continental.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia