O Tribuna Regional do Trabalho (TRT) decidiu por unanimidade reintegrar quatro trabalhadores da CSN que foram demitidos durante uma greve que ocorreu em 2022 dentro da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. O veredito do colegiado saiu na manhã desta quarta-feira (10), no Rio de Janeiro.
Os trabalhadores reintegrados são: Ivair Barros da Silva, Leonardo Junior Rodrigues, Michel Marques Vieira e Everton de Paula Duarte. A empresa já havia perdido o processo na primeira instância e acabou recorrendo o tribunal superior – que manteve a decisão da Justiça de Volta Redonda por 3 votos a 0.
Agora, segundo a previsão do Sindicato dos Metalúrgicos, é que os trabalhadores voltem aos seus postos de trabalho dentro de um mês. A empresa terá que pagar os salários e os direitos trabalhistas aos empresados. Num calculo rápido, cada um tem uma média salarial de R$ 2 mil, e mais de 27 meses, o retroativo pode chegar a R$ 60 mil.
Até o momento, a empresa ainda não se manifestou sobre o resultado judicial. O espaço está aberto à CSN para fazer suas considerações sobre o processo.