17/05/2025 04:02

Cultura popular e arte urbana se encontram no Centro Cultural da Fundação CSN neste sábado, 17

O Centro Cultural Fundação CSN está participando da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, a ser celebrado em 18 de maio.

O destaque da programação acontece neste sábado, 17, a partir das 13 horas, com atividades voltadas à valorização da cultura popular e da arte urbana, reunindo artistas, mestres da tradição oral, autoridades culturais e o público em geral.

A programação começa com a abertura da exposição “Manifestações Populares Urbanas”, que traz um número inédito de peças de cerâmica do acervo Serge e Stella Daniel, reforçando o compromisso do Centro Cultural com a preservação e difusão da cultura popular brasileira.

Na sequência, será realizada a roda de conversa “Cultura popular e arte urbana – uma interação mútua”, com a presença de:

* Eduardo Nascimento, Coordenador do Ministério da Cultura (RJ);
* Anderson de Souza, Secretário de Cultura de Volta Redonda;
* Mestre Tota, Diretor do Comitê de Cultura do Vale do Café;
* Mestres e mestras da cultura popular:
* Fatinha (Jongo de Arrozal);
* Arara (Capoeira);
* Edgar (Jongo de Arrozal);
* Geraldinho (Jongo di Volta);
* Abel (Folia de Reis Estrela Maior).

Encerrando o dia, o público poderá conferir apresentações culturais com:

* Grupo de Capoeira Mestra Arara;
* Grupo Estrela Maior, com a Folia de Reis;
* Grupo Nação Mestiça, com o Samba de Roda;
* Roda de Jongo, com grupos das cidades de Arrozal, Pinheiral e Volta Redonda;
* Grupo Tambores de Aço, da Fundação CSN.

O evento marca também o novo direcionamento do Centro Cultural, que amplia sua atuação para abraçar as expressões da arte urbana como parte da cultura popular. “Queremos fortalecer o diálogo entre tradição e contemporaneidade, entre o popular e o urbano, promovendo a inclusão, o reconhecimento e a valorização de todas as formas de expressão cultural”, afirma a coordenadora do Centro Cultural, Aparecida Giane de Carvalho.

Source link