O Arsenal sofreu uma derrota por 2 a 1 para o Bournemouth, que virou o placar e garantiu os três pontos na Premier League neste sábado (3). O gol da vitória foi marcado por Evanilson, em uma jogada confusa, e deu um grande impulso às chances dos visitantes de conquistarem uma vaga em competições europeias na próxima temporada.
Declan Rice abriu o placar para os Gunners aos 34 minutos, aproveitando um belo passe de calcanhar de Martin Odegaard. Ele passou pelo goleiro Kepa Arrizabalaga e finalizou com categoria, marcando em sua 100ª partida com a camisa do Arsenal.
O time da casa teve chances de ampliar, com Bukayo Saka quase marcando em chute colocado, mas Dean Huijsen empatou para o Bournemouth aos 23 minutos da segunda etapa.
O gol da virada veio oito minutos depois, quando Evanilson empurrou a bola para as redes após um escanteio. O lance passou por longa revisão do VAR, que não encontrou evidência conclusiva de toque de mão.
“Fizemos o gol e sentimos que tínhamos controle total do jogo”, disse o capitão do Arsenal, Martin Odegaard, à Sky Sports. “Mas eles marcaram e perdemos o controle… o segundo tempo foi inaceitável.”
O Arsenal permanece na segunda colocação, atrás do líder Liverpool, com 67 pontos — três a mais que o Manchester City, em terceiro. A equipe precisa de seis pontos nos últimos três jogos para garantir um lugar entre os cinco primeiros e retornar à Liga dos Campeões na próxima temporada.
Os Gunners já desperdiçaram 21 pontos em partidas em que estavam vencendo nesta temporada, que agora depende de reverter uma desvantagem de 1 a 0 no jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain, na próxima quarta-feira (7).
Com a vitória, o Bournemouth conquista sua primeira “dobradinha” sobre o Arsenal na história (vitórias nos dois turnos do campeonato) e sobe para a oitava posição, com 53 pontos em 35 jogos — uma colocação que pode ser suficiente para garantir vaga em competições europeias na próxima temporada.
Os Cherries terão uma sequência difícil, enfrentando o Aston Villa no próximo sábado e depois visitando o Manchester City, mas Evanilson mostrou confiança na classificação europeia:
“Desde que cheguei, esse era o projeto que me apresentaram”, afirmou o atacante. “Sempre acreditei que temos qualidade para brigar por essas posições.”