• Home
  • Destaque
  • De saída do TSE, Moraes recebe homenagem de Jorge Messias

De saída do TSE, Moraes recebe homenagem de Jorge Messias

O advogado-geral da União, Jorge Messias, prestou, neste domingo (2), homenagem ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes deixa a Corte Eleitoral na próxima segunda-feira (3). No lugar dele, assume a atual vice-presidente, ministra Cármen Lúcia.

Nas redes sociais, Messias afirmou que a “competente” liderança de Moraes permitiu que o TSE enfrentasse as “claras tentativas de subverter as regras do jogo democrático”. Segundo o AGU, as decisões do ministro foram necessárias para manter o equilíbrio democrático e institucional do Brasil.

“Gostaria de expressar minhas mais sinceras homenagens ao ministro Alexandre de Moraes por sua significativa contribuição ao Brasil durante seu mandato à frente do Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal da Democracia. Não há dúvidas de que, mesmo diante de claras tentativas de subverter as regras do jogo democrático, o TSE, sob sua competente liderança, tomou as medidas necessárias para manter o equilíbrio democrático e institucional do nosso país”, publicou Messias em seu perfil no X.

Messias também aproveitou para desejar sorte à próxima presidente do TSE, Cármen Lúcia, e ao próximo vice-presidente, ministro Nunes Marques.

“Eles terão a crucial missão de avançar no fortalecimento das instituições democráticas brasileiras e de conduzir as Eleições Municipais de 2024. Desejo-lhes muito sucesso e que Deus os abençoe em suas novas funções.”

Gestão de Moraes

Alexandre de Moraes é integrante titular do TSE desde 2020 e virou presidente a partir de agosto de 2022.

Ele esteve à frente do tribunal durante as eleições presidenciais de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente, derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em suas decisões, Moraes emplacou um endurecimento das normas contra a propagação de notícias falsas e desinformação nas redes sociais, diante de um cenário de falta de regulamentação sobre conteúdos nas plataformas digitais.

Eleições 2024

Na presidência, caberá a Cármen Lúcia comandar as eleições municipais de 2024. A magistrada foi a relatora de todas as resoluções com as normas para o pleito, aprovadas em fevereiro.

Uma delas é a que estabeleceu uma inédita regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) e que aumentou a responsabilidade das chamadas big techs.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mulher é presa por agredir mãe idosa em Volta Redonda

Uma idosa de 73 anos foi agredida pela própria filha, de 47 anos, em Volta…

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…