A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou, nesta quarta-feira (15), o Dr. João Helvécio de Carvalho, Defensor Público Estadual, ligado ao Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A honraria, concedida pelo deputado Jari Oliveira, é destinada a cidadãos e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública no Estado do Rio.
O Movimento Ética na Política (MEP), entre outros grupos sociais, agradeceu o convite do Dr. João Helvécio para testemunhar a honraria, destacando sua trajetória singular. “Aplaudimos e reconhecemos a carreira brilhante do Dr. João, que, antes de se tornar defensor público, atuou de forma incansável nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e nas Associações de Moradores em Volta Redonda, em defesa da cidadania e dos direitos dos mais vulneráveis. Ao ingressar na advocacia, representou o SEPE e o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos, e posteriormente, após concurso público, tornou-se defensor público”, afirmou o MEP.
Conhecido por sua proximidade com o povo, João Helvécio é raramente chamado de “Doutor” devido à sua simplicidade, olhar fraterno e compromisso com a justiça. “Ele é muito firme e destemido na defesa da dignidade das pessoas”, ressaltou o MEP. A homenagem contou com a presença de representantes de movimentos sociais e familiares.
Durante a cerimônia, o Dr. João Helvécio recebeu a medalha e fez um discurso, seguido por um áudio de Gildete Silva, da cooperativa Folha Verde e do MEP, e uma declaração de Jorgina dos Santos, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas no Sul Fluminense.
Foto: Divulgação