• Home
  • Região
  • Delegados são alvos de operação para não investigarem crime

Delegados são alvos de operação para não investigarem crime


Dois delegados são alvos de uma operação na manhã desta segunda-feira (29), acusados de pedirem R$ 5 mil para cada uma de duas vítimas para não investigarem um suposto crime eleitoral em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, em 2022. O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco/ MPRJ) cumpre quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Júlio César Pyrrho de Carvalho e Henrique Paulo Mesquita Pessoa, em Nova Friburgo e Carmo.

Os dois policiais foram denunciados pelo Gaeco/MPRJ pelo crime de concussão, ato criminoso praticados por funcionário público contra a administração. Consiste em exigir, para si ou para outra pessoa, vantagem indevida. A pedido do Ministério Público, os mandados da Operação Aedos foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo.

Segundo informações apuradas em procedimento investigatório criminal (PIC) do Gaeco/MPRJ, na época dos fatos, os delegados estavam lotados na 151ª DP (Nova Friburgo). O crime aconteceu em 07 de novembro de 2022. No último dia 4, Henrique Pessoa, que até então era titular da delegacia foi transferido para comandar a distrital de Carmo. Júlio César Pyrrho permanece na DP de Nova Friburgo.

A denúncia descreve que os delegados exigiram de duas vítimas, no exercício da função e dentro da própria delegacia, o valor R$ 5 mil de cada uma. A exigência seria para não dar prosseguimento às investigações referentes a um registro de ocorrência sobre eventual crime eleitoral, em trâmite naquela delegacia. As vítimas procuraram a Corregedoria de Polícia Civil e o Ministério Público para denunciar o crime.

Em grego, o termo que dá nome à operação, Aedos, significa vergonha. A ação tem o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria de Polícia Civil.

A reportagem tenta contato com os denunciados.



Source link

VEJA MAIS

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…