Levantamento aponta um crescimento superior a 100% no número de denúncias sobre tráfico de drogas em comparação com novembro de 2024
Um relatório divulgado pelo Disque Denúncia revela um aumento expressivo nas denúncias registradas em Angra dos Reis durante o mês de janeiro de 2025. Ao todo, foram cadastradas 107 ocorrências relacionadas a crimes e irregularidades administrativas, com destaque para crimes ambientais (32,7%), tráfico de drogas (27,1%) e crimes contra a administração pública (6,5%).
O levantamento aponta um crescimento superior a 100% no número de denúncias sobre tráfico de drogas em comparação com novembro de 2024. As regiões com maior incidência desses registros são o Centro da cidade e Ilha Grande.
Principais denúncias registradas
Entre as ocorrências ambientais, destacam-se a captação ilegal de água em área de proteção ambiental na localidade Areal, pesca irregular em Mambucaba e extração irregular do solo em Japuíba. Além disso, foi identificado um camping ilegal na Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande.
No combate ao tráfico de drogas, denúncias indicaram a existência de pontos de venda em locais como o Parque Belém, Praia de Araçatíba e Santo Antônio. Há também registros de movimentação do tráfico pelo mar, na Praia de Palmas. Também houveram denúncias envolvendo armas ilegais em Sapinhatuba e Verolme
Os assuntos mais denunciados foram Tráfico de drogas, maus tratos contra animais, pragas de ratos ou insetos, estabelecimento comercial sem alvará, violência contra idoso, captação clandestina de água, construção irregular, localização foragido da justiça, barulho, direção perigosa, poluição das águas, lixo acumulado entre outros.
Já os bairros que mais aparecem nas denúncias são Japuiba, Ilha Grande, Parque Mambucaba, Areal, Centro, Bracuhy, Encruzo da Enseada, Parque Belém e Monsuaba.
Denúncias ajudam no combate ao crime
O relatório evidencia a importância das denúncias anônimas para a atuação das forças de segurança na cidade. Em janeiro, o Disque Denúncia encaminhou informações para diversas instituições, como o 33º BPM, Delegacia de Polícia Civil e Polícia Ambiental, resultando em prisões e apreensões.
O Disque Denúncia reforça a importância da participação da população no combate à criminalidade e disponibiliza o telefone 0300 253 1177 para relatos anônimos.