Deputada Adriana Accorsi é internada com herpes zóster em Goiânia

A deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) foi diagnosticada com herpes zóster na região da cabeça e está internada em Goiânia. A assessoria da parlamentar afirmou, nesta quinta-feira (27), que ela se recupera bem e tem alta prevista para sexta-feira (28) ou sábado (29).

Accorsi procurou atendimento médico após sentir fortes dores pelo corpo. Ela foi hospitalizada na segunda-feira (24) e passou por exames e avaliação médica.

A herpes zóster é uma doença que é causada pela reativação do vírus varicela zóster, responsável pela varicela ou catapora, e é comum quando o sistema imunológico fica enfraquecido. A doença é mais comum entre aqueles que tiveram varicela ou catapora depois de uma certa idade, especialmente após os 50 anos.

O tratamento com antivirais deve ser iniciado até 48 horas depois do início da doença e se estende por sete dias, mas o paciente pode receber medicação para dor por alguns meses ou até anos.

Existe também a vacinação, em duas doses, para aplicação em pessoas com mais de 50 anos, no entanto, o imunizante não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), somente na rede privada e pode custar entre R$ 550 e R$ 1.000.

Há um projeto de lei que aguarda designação de relator na Comissão de Saúde na Câmara e inclui as vacinas pneumocócica conjugada VPC 15 e contra a herpes zóster no Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia