BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí celebrou no último dia 17 d agosto o Dia do Patrimônio Histórico, reforçando a importância da data pela presença de patrimônios históricos que são verdadeiros marcos da identidade local. O município reúne riquezas culturais como a Catedral da Senhora Sant’Ana, as Estações Ferroviárias de Barra do Piraí e de Ipiabas, além do icônico Beco da Carioca.
Esses monumentos, além de representarem a arquitetura e o estilo de vida de épocas passadas, carregam histórias que ajudaram a moldar a cidade. A Catedral da Senhora Sant’Ana, por exemplo, foi financiada pelo terceiro barão do Rio Bonito. Uma construção em estilo neoclássico que traz em sua fachada a escrita em latim “1881 – D. Pedro II, Imperador do Brasil, quer que esta igreja seja chamada Sant’Anna”.
Enquanto a Estação Ferroviária Central de Barra do Piraí, tombada por sua importância histórica no cenário ferroviário nacional, foi inaugurada em 1864 pelo Imperador Dom Pedro II. Em 2022 a estação foi revitalizada e convertida em um Centro Cultural denominado Rosemar Muniz Pimentel.
Sobre isso, o secretário de Turismo e Cultura, Wagner Aiex, diz que “muitos barrenses são apegados emocionalmente à Estação, todos conhecem alguém que já trabalhou lá e têm uma história”. Wagner completa relembrando a importância da valorização do patrimônio histórico.
“O dia do Patrimônio Histórico é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de preservar esses locais que são a alma de nossa cidade. Eles não apenas atraem turistas, mas também são provas concretas de nossa história. Nosso trabalho é garantir que essas riquezas sejam mantidas para as futuras gerações”, acrescenta.
A Estação Ferroviária de Ipiabas é um monumento histórico de 1881, que a prefeitura também realizou sua reforma, resgatando a história daquela época. E, por último, o Beco da Carioca, de 1884, com suas características únicas, foi o primeiro serviço de sistema de água e esgoto do então povoado de Sant’Ana e, na época, simbolizava um ponto de parada para muitas pessoas que transitavam pela região, num tipo de espaço de convivência comunitária.
O prefeito Mário Esteves reforça o compromisso da administração municipal com a preservação do patrimônio histórico e lembra da reforma do Beco da Carioca, inaugurada em maio de 2024.
“Esta obra não foi apenas uma restauração física, mas um tributo ao nosso passado, um testemunho vivo de nossa herança cultural e uma promessa para o futuro. Nesse mesmo sentido, a Prefeitura de Barra do Piraí também vai apoiar o restauro da Igreja Nossa Senhora da Piedade, um monumento de 153 anos, mais velho que nossa cidade. Barra do Piraí tem uma história rica e um patrimônio que merece ser protegido” afirma o prefeito.
Você pode estar interessado em