Um diagnóstico sobre as condições técnicas do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, só deve sair em quatro semanas, de acordo com os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
A previsão foi dada após reunião com executivos da Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Pimenta afirmou que a Fraport precisa do prazo de quatro semanas para concluírem as análises técnicas sobre a situação da segurança da pista e dos demais equipamentos, atingidos pela enchente de maio.
O ministro disse que a segurança da pista é uma “questão intransponível” e, para reabrir o aeroporto, é preciso ter garantias de que tudo funcionará corretamente. Ele também falou que, quando o aeroporto for reaberto, não deve ser com 100% da capacidade.
Os ministros deverão ter uma nova reunião com os executivos da Fraport em julho para discutir o cronograma de reabertura do aeroporto. Mas Pimenta disse ter saído da reunião “bastante satisfeito” e percebido o “desejo comum de reabrir o mais rapidamente possível”.
O ministro Silvio Costa Filho falou que a Fraport tem “compromisso” de continuar a operar o aeroporto Salgado Filho. Questionado se o governo pode entrar com algum recurso, ele disse “estamos dialogando”.
Procurada para comentar a reunião, a empresa ainda não se manifestou.
Compartilhe: