Atendimento não operava 24 horas desde 2016
O Disque Denúncia do Rio de Janeiro completa nesta quinta-feira, dia 1º, seus 29 anos de atendimento à população, que de forma anônima, vem contribuindo com a redução dos índices de criminalidade no estado. O atendimento 24 horas voltou a todo vapor no dia 6 de junho, após oito anos funcionando com horário reduzido em função da falta de investimento. Em menos de dois meses operando neste formato, importantes denúncias ajudaram a polícia na apreensão de drogas, armas, munições e prisões de criminosos.
Em 29 anos de existência, três milhões de denúncias feitas ao Disque Denúncia, contribuíram para solucionar crimes, desarticular quadrilhas, prender criminosos em outros estados do Brasil, inclusive, em outro país, a combater crimes ambientais e ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.
O sucesso do programa pode ser atribuído ao bom relacionamento com a população, as polícias, a imprensa e o apoio de empresários, garantindo a longevidade do serviço. O Disque Denúncia levou sua experiência pelo Brasil e municípios do estado do Rio de Janeiro, como Angra dos Reis, Niterói, Maricá, Paraty e Rio de Janeiro. Expandiu o mesmo modelo para duas cidades na América do Sul: Santiago, no Chile, e Córdoba, na Argentina.
Renato Almeida, Diretor-geral do Disque Denúncia, afirma que o serviço é o maior aliado da população no combate ao crime e a violência. “Completar 29 anos e poder atender às demandas da população 24 horas por dia, com certeza é um grande motivo para comemorar. Que mais cidades sejam contempladas com esta importante ferramenta”, encerrou o diretor.
O Disque Denúncia recebe informações pelo telefone (21) 2253-1177, que também funciona como WhatsApp; 0300-2531177 para o interior do estado do Rio e pelo aplicativo gratuito “Disque Denúncia RJ”.