Dom Luiz Henrique lamenta falecimento do monsenhor Nobuo Sano – Informa Cidade

O bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Luiz Henrique, lamentou a morte do presbítero Nobuo Sano, ocorrida na manhã desta segunda-feira (28), em um hospital particular de Volta Redonda. Através da assessoria da diocese, o bispo se pronunciou sobre o falecimento. “Sua vida foi marcada por um compromisso inabalável com a fé, a comunidade e o amor ao próximo. Com sua sabedoria e bondade, ele tocou o coração de muitos, oferecendo conforto e orientação nas horas difíceis. Sua dedicação ao ministério sacerdotal e seu exemplo de vida permanecerão em nossas memórias, inspirando-nos a seguir seus ensinamentos”, afirmou dom Luiz Henrique.

O bispo também relembrou a participação ativa de Monsenhor Sano nas atividades da diocese. “Que seu descanso seja em paz e que seu testemunho de diocesaneidade, fazendo questão de participar ativamente da vida de nossa Igreja Particular, inspire as novas gerações de padres. Nossos sentimentos à família e à comunidade que ele tanto amou”, acrescentou.
História – Descendente de japoneses, Francisco Xavier Nobuo Sano nasceu em 18 de junho de 1935, em Mirandópolis (SP). Ingressou no seminário aos 16 anos, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, e foi ordenado diácono em 1963. Sua ordenação presbiteral aconteceu em 28 de junho de 1964, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Morro Azul, distrito de Sacra Família, em Paulo de Frontin, pelas mãos de dom Altivo Pacheco Ribeiro, quarto bispo diocesano.

Ao longo de sua vida pastoral, Sano atuou em diversas cidades da região. Foi vigário-geral da Diocese, procurador da Mitra Diocesana, juiz instrutor da Câmara Eclesiástica, examinador sinodal, coordenador geral da Pastoral Diocesana, reitor do Seminário Menor e membro do colégio de consultores. Em 2021, recebeu o título de monsenhor pelo papa Francisco, em reconhecimento aos seus serviços prestados à igreja. A cerimônia de apresentação de monsenhor Sano ocorreu na Igreja Santa Cecília, presidida por dom Luiz Henrique.

Nos últimos anos, monsenhor Sano exercia a função de vigário paroquial da Paróquia de Santa Cecília, em Volta Redonda, e também era um dos administradores da Comunidade São José Operário, em Barbará, Barra Mansa.
O corpo do religioso será velado a partir das 18h desta segunda-feira na Igreja de São José Operário, na Vila Barbará, em Barra Mansa, onde às 20h será celebrada uma missa presidida pelo padre Alércio Carvalho. Na terça, o bispo dom Luiz Henrique presidirá a Santa Missa Exequial. Ao final, o corpo de Sano seguirá em cortejo para sepultamento no Portal da Saudade, em Volta Redonda.

A prefeitura de Volta Redonda decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do monsenhor. (Foto: Divulgação)



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia