O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 12 bilhões durante o período do Dia das Mães, registrando alta de 26% em relação a 2024, de acordo mostra o levantamento da Neotrust em parceria com o E-Commerce Brasil.
Segundo o estudo, entre as categorias mais lucrativas estão eletrodomésticos (R$ 1,13 bilhão), telefonia (R$ 1,14 bilhão) e moda e acessórios (R$ 865 milhões), seguidas de perto por eletrônicos (R$ 819 milhões) e móveis (R$ 825 milhões).
Além das citadas acima, a categoria “outros”, que engloba itens como serviços, marketplaces e produtos não categorizados, atingiu R$ 4,05 bilhões, reforçando a diversificação do consumo digital.
“Hoje, conveniência, personalização e agilidade deixaram de ser diferenciais e passaram a ser pré-requisitos. Estamos diante de um ciclo em que dados e experiência do cliente são os ativos mais valiosos do comércio digital”, afirmou Bruno Pati, CEO do E-Commerce Brasil.
Perfil do consumidor
Segunda a pesquisa, as mulheres representaram 54,2% do faturamento total em 2025. Nesse aspecto, a fatia de consumidoras entre 35 e 54 anos corresponderam 49,3% do saldo final.
Enquanto isso, o público acima dos 55 anos foi responsável por um crescimento de 39% no faturamento em categorias como beleza, perfumaria e utilidades domésticas, evidenciando a inclusão digital de faixas etárias tradicionalmente menos representadas.
Compras por região
Ao elencar as regiões em destaque, o estudo apontou o sudeste como o principal motor do comércio eletrônico nacional, responsável por mais da metade do faturamento total, com R$ 7,1 bilhões.
Em segundo lugar vem o Nordeste, com lucro de R$ 2,37 bilhões, o Sul, com R$ 1,83 bilhões, o Centro-Oeste, com R$ 895 milhões e o Norte, com R$ 388 milhões.
Além disso, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a 2024, com destaque para o Sul, que avançou 46%, saltando de R$ 1,24 bilhão para R$ 1,83 bilhão em apenas um ano.
A tendência, segundo a pesquisa, é que no segundo semestre de 2025 o setor seja impulsionado ainda mais por datas como a Black Friday e o Natal.