Eduardo Paes confirma Web Summit no Rio até 2030

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) confirmou neste domino (27) que a capital fluminense vai seguir como sede do Web Summit até 2030.

Segundo ele, a confirmação vem após a assinatura de um novo acordo de cinco anos entre a organização do evento e a prefeitura, por meio da Invest.Rio, agência de promoção de investimentos da cidade.

“Estamos no caminho certo para nos tornarmos a capital da inovação na América Latina. O Web Summit conecta o Rio às maiores empresas, talentos e investidores do mundo”, disse o prefeito.

Eduardo Paes participou da cerimônia de abertura da edição 2025 do Web Summit que ocorreu no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Por ser um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo e reunir participantes de vários países, Paes optou por um discurso em inglês.

O Web Summit começou neste domingo (27) e vai até a próxima quarta-feira (30).

Ao longo dos quatro dias, são esperadas mais de 34 mil pessoas e mais de mil startups, que vão apresentar soluções em busca de investidores, parceiros comerciais em busca de novas oportunidades.

A programação deste ano conta com mais de 400 palestrantes que vão falar sobre empreendedorismo, inteligência artificial e sustentabilidade.

Grandes empresas de tecnologia estarão presentes, com representantes da Microsoft, Nvidia, OpenAI e TikTok.

Rio AI City

A abertura do Web Summit também marcou o lançamento do projeto “Rio AI City”, que pretende transformar a cidade no maior hub de data centers da América Latina e em um dos dez maiores do mundo.

Planejado para a região do Parque Olímpico, o projeto prevê a construção de um campus de inteligência artificial de última geração, com capacidade inicial de 1,8 gigawatts até 2027 e expansão para 3 gigawatts até 2032, totalmente abastecido por energia limpa e com fornecimento ilimitado de água.

“Aqui no Rio, não somos apenas observadores. Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que ela sirva bem ao público”, disse Paes.

Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia