A última quarta-feira (19) foi um dia memorável para os moradores de Engenheiro Paulo de Frontin, marcando a primeira comemoração do “Dia Municipal da Cultura – Odília do Nascimento Santiago”. Instituído pela Lei Municipal nº 1668/2024, o dia homenageia “Dona Odília”, rezadeira mais antiga do Brasil.
A mineira Odília Nascimento Santiago, benzedeira mais antiga do país, viveu na cidade de Paulo de Frontin e completaria 102 anos nesta quarta-feira.
O evento, realizado no Complexo Cultural Herivelto Martins, na antiga Estação Ferroviária da cidade, teve início com uma exposição de imagens e artefatos religiosos pertencentes a Odília. A exposição, que destaca o legado espiritual e cultural da homenageada, ficará aberta ao público até dezembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita
Seguindo a programação, uma Roda de Conversa sobre “O Negro no Universo Cultural” proporcionou uma reflexão enriquecedora. À noite, a Associação de Capoeira Cadência Brasileira e a escola de música Music & Arte encantaram o público com suas apresentações.
O encerramento da noite foi marcado por uma homenagem musical à família de Odília, realizada pelo Grupo Último Lance e pelo cantor Edgar Samba Show, que também animaram os presentes com suas performances.
A família de Odília compareceu ao evento e se emocionou com a homenagem prestada, destacando a espiritualidade, respeito e amor que ela sempre ofereceu à comunidade. Seu legado foi celebrado com uma exposição de seus orixás, mantendo viva a memória e a influência de Dona Odília.
A partir de agora, todo dia 19 de junho será dedicado à celebração da cultura em Engenheiro Paulo de Frontin, com uma programação diversificada de manifestações artísticas, gastronômicas e culturais, fortalecendo e promovendo a riqueza cultural do município.