• Home
  • Destaque
  • Entenda mudanças de regras da Caixa para financiamento de imóveis

Entenda mudanças de regras da Caixa para financiamento de imóveis

A Caixa Econômica Federal alterou regras para o financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Haverá limite de preço de imóvel e teto de valor financiável.

O que mudou?

Com as mudanças, só será possível usar recursos do SBPE para financiar imóveis com preço de até R$ 1,5 milhão. Antes, o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) não tinha teto de valor (o sistema financeiro da habitação já tinha limite).

Além disso, a Caixa vai financiar no máximo 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), sendo que hoje o limite é 80%. No modelo Price, a instituição financeira financiará somente 50% do valor do imóvel, contra 70% anteriormente.

A principal diferença entre o Sistema de Amortização Constante (SAC) e a Tabela Price é que o SAC tem parcelas decrescentes, enquanto a Tabela Price tem parcelas fixas.

Quando mudam as regras?

A partir de 1º de novembro, entram em vigor as mudanças da Caixa Econômica Federal nas condições de financiamento. Segundo o banco, essas regras só se aplicam a futuros financiamentos.

As mudanças atingem tanto imóveis novos quanto usados, além de lotes urbanos, construções e imóveis comerciais.

Por que ocorreram mudanças?

A Caixa Econômica Federal é responsável, atualmente, por cerca de 68% do mercado de crédito imobiliário do país. Apesar de comentários de que as mudanças tenham sido realizadas pela falta de recursos, com a queda do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), em nota enviada à CNN, a instituição defende que não.

“A Caixa estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado e Governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito imobiliário no país, não somente pela CAIXA, mas também pelos demais agentes do mercado”, explica.

As constantes retiradas dos recursos da poupança pela população reduziram significativamente a participação dessa modalidade na formação das reservas para empréstimos.

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), linha de crédito usada para financiar o setor imobiliário, já chegou a representar 70% desse tipo de financiamento, mas agora não atinge nem 34%.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Publicado por Danilo Moliterno.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsa Família não pode ser usado nos jogos dos bets

O bloqueio do uso dos cartões do Bolsa Família para o pagamento de apostas esportivas…

Sesc promove atrações para o Dia das Crianças na Flip

A programação do Sesc na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip…

Jovem é preso pela GMVR com carro clonado – Informa Cidade

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), por meio do Setor de Inteligência, apreendeu na…