BARRA MANSA
Buscando refletir sobre como os seres humanos vivem em comunidade, o espetáculo “Poracê – O Outro de Nós”, chega ao Sesc de Barra Mansa nesta quinta-feira, dia 4, às 19 horas.
Do Nheengatu, a palavra Poracê significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. O espetáculo, da companhia de dança Dançurbana, fala sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Livia Lopes, Maura Menezes, Rose Mendonça e Wagner Gomes propõem formas diversas de ser e estar no mundo. Provocados por três coreógrafos com experiências distintas – Marcos Mattos, Renata Leoni e Franciella Cavalheri -, os seis intérpretes-criadores, também diferentes entre si, investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar onde vivem: Mato Grosso do Sul.
“A sociedade constitui-se de pessoas diferentes, que tem jeitos próprios de falar, sons distintos, entre outros”, diz a coreógrafa Franciella. Coletividade, força do conjunto, o estar junto e, dentro disso, a singularidade da identidade, da ancestralidade, do ajuntamento das comunidades, são aspectos presentes na obra criada em 2017.
A companhia
A Dançurbana é uma companhia de dança de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Fundada em 2002, sua trajetória é marcada pela criação de dezesseis espetáculos em seu repertório e pela circulação por 54 cidades do Brasil pelos importantes projetos Sesc Amazônia das Artes em 2012 e Palco Giratório em 2014, iniciativas de grande repercussão nacional, realizadas pela Rede Sesc, e consideradas, por muitos, como verdadeiros “palcos de experiências”. Em 2023, celebrou os seus 20 anos de existência com a criação do espetáculo ‘Cavucada – a festa não será amanhã’, com direção de Jorge Alencar e Neto Machado, que recebeu convite para participar da programação da 13ª Bienal Sesc de Dança em Campinas (SP).
O espetáculo ‘Poracê – o outro de nós’ foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024.