A bola começa a rolar na Eurocopa no dia 14 de junho. Alemanha e Escócia fazem a partida de abertura na Allianz Arena, em Munique, às 16h (de Brasília). Os anfitriões estão na lista dos favoritos ao título e buscam o tetracampeonato da competição.
Outra seleções como França, Inglaterra, Portugal e Espanha também figuram entre os principais candidatos ao troféu. Mas quem poderia desbancar as principais equipes do mundo e causar problemas na Euro-2024?
Os azarões desta edição se inspiram na Grécia de 2004, que derrotou Portugal na final e realizou uma das maiores “zebras” da história do futebol.
Nas Eliminatórias, algumas seleções sem tanta tradição, mostraram que podem incomodar na Eurocopa e repetir o feito da Grécia após 20 anos.
Albânia
A Albânia, comandada pelo técnico Sylvinho, se classificou para a competição com uma campanha impecável. Em oito jogos, foram 15 pontos conquistados, apenas uma derrota e liderança do Grupo E, que tinha times com maior rodagem em torneios europeus, como a Polônia e República Tcheca.
O sorteio não foi dos melhores para a equipe, já que caiu no Grupo B, com Itália, Espanha e Croácia. Mas é bom ficar de olho no time de Sylvinho.
Croácia
A Eurocopa talvez seja uma das últimas oportunidades da melhor safra de jogadores croatas conquistar um título. Após campanhas históricas nas duas últimas edições da Copa do Mundo (vice-campeão em 2018 e terceiro lugar em 2022), a equipe tenta finalmente levantar um troféu.
Luka Modrić e Perisic comandam a Croácia em busca de mais um feito histórico. A seleção está no Grupo B, com Albânia, Espanha e Itália. As últimas competições mostram que não podemos duvidar da força dos Balcãs.
Dinamarca
A Dinamarca é mais uma seleção que pode incomodar na Eurocopa 2024. A seleção do goleiro Schmeichel e do meio-campista Eriksen, conta com novos nomes para repetir o título de 1992, da famosa “Dinamáquina” de Laudrup. As esperanças estão depositadas em Rasmus Højlund, atacante do Manchester United.
Nas Eliminatórias, os dinamarqueses ficaram na primeira posição do Grupo H, com 22 pontos conquistados.
No sorteio da Euro, a equipe está no Grupo C, com Eslovênia, Inglaterra e Sérvia.
Hungria
Os húngaros também fizeram uma Eliminatória surpreendente. Em uma chave onde o favoritismo estava com a Sérvia, a equipe ficou na liderança com 18 pontos e saiu invicta da fase prévia da Euro.
Com uma geração de jovens jogadores atuando nas principais ligas europeias, como é o caso de Dominik Szoboszlai, meio-campista do Liverpool, a Hungria tenta surpreender em 2024. A seleção está no Grupo A, ao lado de Alemanha, Escócia e Suíça. Uma chave (teoricamente) favorável para quem quer ir longe na competição.
Grupos da Eurocopa 2024
Grupo A
- Alemanha
- Escócia
- Hungria
- Suíça
Grupo B
- Espanha
- Croácia
- Itália
- Albânia
Grupo C
- Eslovênia
- Dinamarca
- Sérvia
- Inglaterra
Grupo D
- Polônia
- Holanda
- Áustria
- França
Grupo E
- Bélgica
- Eslováquia
- Romênia
- Ucrânia
Grupo F
- Turquia
- Geórgia
- Portugal
- República Tcheca