Evento reúne 16 estabelecimentos locais e promove atividades culturais relacionadas às tradições da Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca
O Festival Nórdico de Penedo termina neste domingo, dia 2 de fevereiro. Até lá, moradores e turistas ainda podem aproveitar os menus exclusivos inspirados na culinária de países nórdicos, preparados com técnicas como fermentação, defumação e cura a frio, adaptadas aos ingredientes brasileiros.
O evento reúne 16 estabelecimentos locais e promove atividades culturais relacionadas às tradições da Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.
Além da gastronomia, os últimos dias do festival terão o reforço do tradicional Baile Finlandês que acontecerá no dia 1º de fevereiro, no Clube Finlandês, um dos cartões postais da colônia finlandesa em Penedo.
Fred Weissmann, um dos organizadores, destaca a reta final do evento. “É a última oportunidade para conhecer os pratos do festival e explorar a cultura nórdica em Penedo. Tivemos uma recepção muito positiva até o momento e queremos fechar essa edição com grande participação do público”, disse.
Os restaurantes participantes também comemoram os resultados do festival. Para Pedro Oliveira, do restaurante Loazô, a experiência foi além das expectativas. “Muitos dos nossos clientes gostaram da novidade, provaram e adoraram os pratos nórdicos”, afirmou.
No Jazz Village, Marie Goranssön destacou o impacto positivo do evento: “O menu nórdico está sendo um sucesso! Já servíamos pratos suecos antes, então isso não foi tanta novidade para os frequentadores, mas estamos recebendo novos clientes que vêm para conhecer o festival.”
Já Fabiano Almeida, do Jardim Secreto, que optou por um menu completo em seu restaurante, celebrou a adesão do público. “Nós optamos por fazer um menu com entrada, prato principal e sobremesa, e muitos clientes saíram muito satisfeitos”, disse o chef.
O Festival Nórdico de Penedo tem o apoio das Embaixadas da Finlândia e da Suécia, além do Consulado da Suécia no Rio de Janeiro, fortalecendo o intercâmbio cultural entre os países e a comunidade local.