SUL FLUMINENSE
O 22º Festival Sesc de Inverno esquentou o final de semana em duas cidades do Sul Fluminense: Vassouras e Valença, conferindo sucesso de público em eventos gratuitos. Em Vassouras, as apresentações, no Mirante Imperial, um dos pontos turísticos mais famosos do Vale do Café, foram comandadas pelas cantoras Mart’nália e Zélia Duncan.
Em Valença, na Praça Visconde do Rio Preto, no Jardim de Cima, Centro, os shows ficaram por conta do grupo de samba Casuarina (12/07), e de Maria Gadú (13/07),
com repertório repleto por músicas de todas as fases de sua carreira, entre composições próprias, canções afetivas e hits colecionados em sua trajetória de sucesso, entre elas “Catedral”, “Alma”, “Nos Lençóis Desse Reggae” e “Lá vou eu”.
A sintonia entre a plateia e a cantora Maria Gadú, aliás, rendeu inúmeros pedidos de “bis”, feitos pelo público, que foram atendidos pela cantora.
Vocês são incríveis! Que astral maravilhoso! Assim fica difícil deixar um povo tão acolhedor – disse a cantora. “Que meninada bonita, gente! Estou emocionada”, completou Gadú ao elogiar a animação do público e, em especial, de uma mãe com uma criança, que estavam em área reservada pelo evento para idosos e pessoas com deficiência.
Com repertório conquistado em seus 20 anos de carreira, a cantora apresentou regravações de canções brasileiras que marcaram sua trajetória, homenageando grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gonzaguinha, Marisa Monte, Rita Lee e Renato Russo. Gadú falou ainda sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e defendeu a demarcação de terras indígenas, encerrando o show com “Lanternas dos Afogados”.
Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o Festival acontece de 12 a 28 de julho em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Valença é uma das cidades contempladas com uma programação gratuita com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
PROGRAMAÇÃO
E a programação prossegue no Teatro Sesc Rosinha de Valença com muita música do “Circo da Silva – Funil” (20/07, às 15h, classificação livre), banda de sopros e percussão que interpreta o repertório autoral do disco “Funil” com ritmos clássicos do picadeiro como polcas e valsas, além de números exóticos e tropicais; e “Para todos os únicos” (24/07, às 19h, classificação livre), com participação especial de Herminio Bello de Carvalho, o grupo Lemuriano traz um formato novo de show, com poemas de seus livros e canções autorais que se interligam, criando uma narrativa profunda e leve ao mesmo tempo.
O local ainda apresentará o stand up comedy “Como é que pode?”, de Gabriel Louchard (17/07, às 19h, classificação etária de 12 anos), com esquetes de humor, vídeos e números de mágica, a peça brinca com diversas situações com as quais nos deparamos todos os dias; a peça “Caixa de Ferramentas” (13/07, às 15h, classificação livre), com enorme presença musical, esta peça difunde para o público infantil a mensagem do respeito mútuo entre pessoas e grupos sociais; o Cine Orquestra Soundpainting Rio: “Um Homem com uma Câmera” (18/07, às 19h, classificação etária de 10 anos), exibição performática do cinema mudo reimaginada em uma sessão única com trilhas sonora e musical criadas em uma performance ao vivo, unindo grandes clássicos da sétima arte com a técnica contemporânea; e o espetáculo circense “Vocês estão prontos para o rock ’n’ roll?” (26/07, às 19h, classificação etária de 14 anos), mistura de duas linguagens, a palhaçaria e o punk rock, que essencialmente subvertem a ordem e instauram outra visão do mundo e resulta numa potente comunicação entre artistas e plateia.