Apresentações gratuitas acontecem nesta sexta (4) e sábado (5)
Neste final de semana acontecem os dois shows que fecham o projeto “Vivendo e Sobrevivendo do Rock”, pela banda Figurótico em parceria com a Laboratório Produções Artísticas. Na sexta-feira, dia 4, a banda se apresenta no Clube Municipal de Barra Mansa, e no sábado, dia 5, na Praça Irineu Mendonça, em Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, também às 21 hs. Vale ressaltar que os dois shows são gratuitos.
Figurótico comenta sobre o projeto: “Tem sido uma experiência fantástica levar este show às cidades. O primeiro foi de arrepiar, com a participação do Serginho Serra, em Volta Redonda. Agora finalizaremos em Barra Mansa, num palco emblemático da história local, o do Clube Municipal, onde toquei muito no início dos anos 90, e também assisti a muitos shows. E no sábado em plena praça, aberto ao público, para todos que desejarem nos ver tocando músicas de nosso repertório autoral. A Praça Irineu Mendonça fica de frente pra Praça do Avião, no centro de Ipiabas”.
O projeto foi contemplado através do edital Esse Tal de Rock ‘N’ Roll, que conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no qual o guitarrista e vocalista Figurótico acompanhado do baixista Eduardo Pança e baterista Marcelo Teteu, faz um passeio pelo repertório dos seus 3 discos autorais lançados: “Mamãe eu quero voltar no tempo” de 2006, “Nos bastidores da falácia” de 2012 e “Arquitetura Noturna” de 2021, além de apresentar composições inéditas ao público. Vale destacar que o último lançamento do grupo contou com a luxuosa participação de Bruno Gouveia, do Biquini Cavadão, na música “Pois é, Poesia”, disponível em todas as plataformas digitais e com vídeo clip no YouTube.
A BANDA
Formada no ano de 2001 na cidade de Barra Mansa (RJ), a banda Figurótico está completando 24 anos de atividade esse ano. Já são mais de 2.500 shows realizados nessas duas décadas por todo o estado do Rio. O power trio faz um rock nacional, devido à forte influência do BRock. Em todas as músicas a guitarra entrega e desenha a melodia para a precisa e pulsante pegada do baixo e bateria. Já participaram da abertura de shows de grandes nomes da música nacional como Os Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Titãs, Ultraje a Rigor, Lobão, Skank, Ira!, Biquini Cavadão; como também tiveram como convidados no palco para shows juntos: Sérgio Britto (Titãs), Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho), Digão (Raimundos), Gustavo Corsi (Leoni, Marina Lima, Paula Toller), Luana Camarah e Tacy de Campos.
No ano de 2007 realizaram a apresentação mais inusitada da carreira: tocaram na calçada do Maracanã no dia do The Police, saindo nos principais jornais do país. Em 2014 o vocalista e guitarrista Figurótico foi convidado a participar do DVD de 30 anos do Biquíni Cavadão e excursionou com a banda como guitarrista de apoio, fazendo um total de 115 shows.