O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Fiocruz e com apoio da Universidade de Brasília (UnB), vai levar 40 kits veterinários para atender animais afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
De acordo com o Governo Federal, os kits são compostos por medicamentos de pronto atendimento, antibióticos, anti-inflamatórios, vermífugos, carrapaticidas, testes de doenças, microchips para identificação e suplementação alimentar.
Os insumos têm capacidade de atender cerca de 8,8 mil cães e gatos afetados pela emergência. Segundo a pasta, os medicamentos também vão “reforçar o controle de zoonoses que impactam a saúde humana”.
🐶 Estes insumos vão atender animais em abrigos e reforçar o controle de zoonoses que impactam a saúde humana. Inauguramos uma política pública de resposta a situações de desastres envolvendo animais.
— Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (@mmeioambiente) June 20, 2024
De acordo com a Fiocruz, os kits “são essenciais para o restabelecimento dos milhares de animais que ainda permanecem em abrigos provisórios e não conseguiram retornar para seus tutores”.
Nas redes sociais, a primeira-dama, Rosangela da Silva, a Janja, que esteve presente no evento de anúncio, classificou a medida como “importante”.
“Um novo instrumento de política pública, em que o Governo Federal passar a dar uma resposta efetiva para a vida dos animais, que também são vítimas da crise climática”, escreveu.
Um dia importante para os animais vítimas de grandes desastres, como o que tivemos no Rio Grande do Sul. O @mmeioambiente, em parceria com a @fiocruz e apoio da @unb_oficial, disponibilizou kits de insumos veterinários que irão atender cerca de 8.800 bichinhos atingidos pelas… pic.twitter.com/lmsSeX1wRT
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) June 18, 2024
Compartilhe: