O Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou nesta sexta-feira (28) que o programa que está discutindo com a Argentina foi solicitado no valor de US$ 20 bilhões, conforme anunciado na quinta-feira pelo governo argentino, e que seria um Programa de Financiamento Ampliado.
Na quinta-feira, o fundo havia se recusado a confirmar o valor. Esse seria o 23º programa do FMI para a Argentina desde sua adesão em 1956.
“Qualquer pacote acordado e seu escalonamento estão sujeitos à aprovação do Conselho Executivo do FMI”, disse o fundo por meio de porta-voz.
Um Programa de Financiamento Ampliado é um tipo de programa do FMI projetado para países “que estejam enfrentando sérios desequilíbrios de pagamento devido a impedimentos estruturais ou crescimento lento”, de acordo com o fundo. Ele também pode ajudar a apoiar as políticas necessárias para corrigir desequilíbrios estruturais durante um período prolongado.
Esse empréstimo foi solicitado com duração de quatro anos e o governo disse que teve como meta um período de pagamento de dez anos.
O programa está sujeito a revisões periódicas e o desembolso de dinheiro geralmente é feito em parcelas e está vinculado ao cumprimento das metas estabelecidas.
Ovos de Páscoa ficam 9,5% mais caros neste ano, diz pesquisa