Futebol brasileiro tem potencial para ser a Premier League, diz Marcelo Paz

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) estão intensificando as conversas para a criação de uma Liga única para gerir o futebol brasileiro. Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (23), Marcelo Paz, CEO do Fortaleza e presidente da LFU, se mostrou otimista ao falar sobre a unificação dos blocos.

“Eu continuo sendo entusiasta, continuo acreditando que vai ser possível e acho que está mais perto, porque houve a venda do primeiro ciclo de direitos de transmissão. A Libra vendeu os seus direitos para a Globo, a LFU, da qual estou, presidente também está em processo final de venda. Uma vez que não se discute mais dinheiro, é mais fácil a gente juntar todo mundo e discutir governança. Discutir fair play financeiro, boas práticas e, a partir daí, a criação da liga para quando chegar no novo ciclo, a gente esteja mais maduro nessa discussão e realmente avançar”, comentou.

O avanço nas negociações para os direitos de transmissão e o diálogo entre dirigentes aumentam a esperança de que o Brasil finalmente caminhe para um modelo unificado, inspirado em grandes ligas.

“Eu acho que é possível, está próximo. Eu acredito nisso [superliga], Casares, presidente do São Paulo, é um dos interlocutores importantes nesse processo. Temos uma relação muito boa, muito próxima. E eu acho que o caminho é esse, juntar todo mundo com um novo nome. Não é a Libra que venceu o duelo, não é a LFU que venceu o duelo. É juntar todo mundo. Eu acho que o futebol brasileiro tem o potencial para ser a Premier League das Américas. Eu acho que a gente tem que focar nisso”, concluiu Paz.

Proximidade entre Libra e LFU

Paralelo à reta final da negociação dos direitos de transmissão por parte da LFU, houve uma aproximação dos blocos. Publicamente as duas ligas demonstraram sintonia ao divulgar comunicado em conjunto no caso da Lei da SAF.

Houve acordo também na comercialização dos direitos internacionais. Existe uma expectativa de andamento nas tratativas após a contratação de Neymar.

Divisão dos times por blocos na Série A em 2025

  • Libra: Atlético, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Bahia, Vitória, Red Bull Bragantino e Santos.
  • LFU: Cruzeiro, Corinthians, Vasco, Fluminense, Botafogo, Inter, Mirassol, Fortaleza, Ceará, Juventude e Sport

CNN Esportes S/A

Com Marcelo Paz, o CNN Esportes S/A chega à 83ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia