• Home
  • Destaque
  • Gasto com imóveis para gaúchos ficará fora da meta fiscal e priorizará famílias com mais crianças

Gasto com imóveis para gaúchos ficará fora da meta fiscal e priorizará famílias com mais crianças

Toda a operação do governo federal para comprar imóveis aos gaúchos desabrigados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul será realizada através de crédito extraordinário e já está sendo tramitada em instâncias internas do Executivo, segundo o ministro das Cidades, Jader Filho.

Com isso, não haverá impacto ao gasto primário do governo ou à meta fiscal. As demais medidas do governo no estado, voltadas à família, empresas e municípios, também foram viabilizadas por crédito extraordinário.

A Esplanada ainda não sabe o valor que será necessário para viabilizar a operação ou o número de moradias destruídas, visto que apenas 76 municípios, dos mais de 400 atingidos, informaram suas perdas à gestão federal. As cidades ainda se ocupam de trabalhos emergenciais.

“Já fizemos um pedido parcial [de valor em crédito extraordinário] para as casas. Mas com certeza este valor vai subir”, disse o ministro no Abrainc Summit 2024.

Jader destacou que “não há uma solução única” para atender essa população. Um primeiro lote de imóveis será composto por casas que já estão à venda, sendo oferecidas por construtoras ou em leilões de bancos, totalizando 2 mil unidades. A portaria que permite essa operação deve ser publicada amanhã (5).

Ao menos para este lote, o ministro confirmou que a prioridade será de famílias com maior número de crianças no núcleo.

Este pacote deve estar voltado especialmente à região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para o interior do estado, a tendência é de que outros caminhos sejam utilizados. A gestão considera até recorrer às propostas inscritas e não selecionadas pelo Minha Casa, Minha Vida neste ano.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…