Festival Nórdico de Penedo reúne 16 restaurantes e promove intercâmbio entre sabores escandinavos e ingredientes brasileiros
Entre os dias 16 de janeiro e 2 de fevereiro, Penedo, em Itatiaia, receberá a primeira edição do Festival Nórdico, um evento inédito que promove a gastronomia, a cultura e as tradições dos países nórdicos, em um intercâmbio especial com ingredientes brasileiros, como manda o novo manifesto da gastronomia nórdica.
A iniciativa reúne 16 restaurantes locais, que desenvolveram cardápios exclusivos baseados em técnicas tradicionais da culinária nórdica, como fermentação, defumação e cura a frio, adaptadas ao frescor dos ingredientes tropicais.
O evento conta com o prestígio e o apoio oficial das Embaixadas da Finlândia e da Suécia, além do Consulado da Suécia no Rio de Janeiro, que têm promovido a iniciativa em suas redes sociais. Os chefs participantes receberam treinamento especial de um chef indicado pela Embaixada da Finlândia, garantindo autenticidade e inovação nos pratos apresentados.
“Este festival é uma oportunidade única para explorar a gastronomia nórdica e promover um intercâmbio cultural entre estes países e o Brasil, como manda a tradição nórdica de se conhecer, estudar e utilizar ingredientes locais para criações de pratos de excelência ” afirma Fred Weissman, um dos promotores do evento.
Destaques do Festival:
• 16 restaurantes com menus exclusivos.
• Técnicas culinárias nórdicas, como fermentação e defumação, aplicadas a ingredientes brasileiros.
• Atividades complementares, como baile finlandês, saunas finlandesas, piqueniques, trilhas e observação da fauna e flora da região.
Por que Penedo?
Conhecida como a “Pequena Finlândia”, Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil, com tradições e influências preservadas desde 1929. O festival busca valorizar essa conexão histórica, atraindo turistas nacionais e internacionais para a cidade.
A Embaixada da Finlândia, que elogiou e aprovou o evento, reforça a importância da iniciativa para o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Finlândia:
“Acreditamos que este evento será uma excelente forma de intensificar o intercâmbio cultural, aproximando as comunidades finlandesa e brasileira no Brasil.” – Johanna Karanko, Embaixadora da Finlândia.