• Home
  • Política
  • Gilmar diz à CNN que decisão do STF sobre maconha trata tema como questão de saúde pública

Gilmar diz à CNN que decisão do STF sobre maconha trata tema como questão de saúde pública

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse à CNN, nesta terça-feira (25), que a decisão da Corte sobre o porte de maconha faz com que a questão saia da esfera penal.

“A ideia é deixar de tratar o tema como crime, mas como infração administrativa e um problema de saúde pública”, disse o magistrado ao CNN Arena (de segunda a sexta-feira, às 18h), direto de Portugal, onde está para o 12º Fórum de Lisboa.

O STF definiu, nesta terça, a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Os ministros ainda precisam definir se vão fixar uma quantidade de droga para diferenciar objetivamente usuário de traficante.

Gilmar é o relator do caso na Corte. Em seu voto, o ministro defendeu a distinção até 60g ou 6 plantas fêmeas: abaixo disso, a pessoa é considerada usuária; acima, traficante de drogas.

Para Gilmar Mendes, é necessário que o uso da maconha seja tratado com “políticas de esclarecimento” sobre seus riscos, como ocorre nas campanhas antitabagistas, contra os cigarros de tabaco.

O ministro também esclareceu que “continua a ser ilícito o porte de drogas, mas deixa de ser crime e passa a ser uma infração administrativa”. “A pessoa (usuária) merece não pena, mas tratamento”, acrescentou. “Estamos tratando o tema com seriedade”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Milicianos é sequestrado por bandidos que se passaram por policiais

O miliciano Wanderson Lira, conhecido como ‘Varetinha’, foi sequestrado em casa por um grupo de…

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…