O governo proibiu, nesta sexta-feira (21), mais duas marcas de azeite de oliva que foram desclassificadas por fraude. A decisão foi tomada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
As ações de fiscalização foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), e as amostras dos produtos foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
Publicidade
Com base nos resultados das análises físico-químicas, os produtos foram considerados desclassificados e impróprios para consumo, resultando no recolhimento de 30.990 litros do produto.
As análises feitas pelo LFDA confirmaram a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos, o que fere os requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que regulamenta os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva.
As marcas fraudulentas, conforme a investigação, são a Doma a Azapa.
A comercialização desses produtos configura uma infração, e os estabelecimentos que mantiverem tais itens à venda poderão ser responsabilizados.
Essa operação integra uma série de ações da SDA/Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, considerado o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo, atrás apenas do leite de vaca.
The post Governo proíbe vendas de duas marcas de azeite por ‘fraude’ appeared first on Tribuna Sul Fluminense.