O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quarta-feira (19) que a concessão da hidrovia do Madeira, entre Rondônia e Amazonas, será apresentada na próxima semana. A operação será pioneira no país, defendeu.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou no último dia 13 a modelagem da concessão do Madeira.
A Hidrovia do Rio Madeira é rota de escoamento da produção de grãos dos estados do Mato Grosso e de Rondônia, bem como para o deslocamento de passageiros na região. A concessão compreende o trecho entre Porto Velho e sua foz, com extensão de 1.075 km.
Silvio Costa Filho participou da celebração de 70 anos da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em Brasília.
“O Brasil tem uma dívida histórica com o setor hidroviário brasileiro”, defendeu o ministro na ocasião.
Essa é uma das hidrovias que a pasta planeja conceder até o fim do mandato. Também são estudadas parcerias nos rios Paraguai, Barra Norte, Lagoa Mirim, Tapajós e Tocantins.
“O presidente Lula vai fazer cinco hidrovias no Brasil. São investimentos de quase R$ 5 bilhões, que vai ajudar o modal de transportes do país”, disse o ministro.
Em entrevista à CNN no início de 2024, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, afirmou que a ideia da gestão é de que os leilões de Barra Norte, Madeira, Lagoa Mirim e Paraguai aconteçam até o primeiro trimestre de 2025 na B3, em São Paulo.
Compartilhe: