• Home
  • Destaque
  • Há indicadores da economia brasileira que mostram desequilíbrio no crescimento, diz economista ao WW

Há indicadores da economia brasileira que mostram desequilíbrio no crescimento, diz economista ao WW

O crescimento econômico do Brasil tem apresentado números positivos, mas especialistas alertam para possíveis desequilíbrios que podem afetar o futuro do país.

Em entrevista ao WW desta terça-feira (3), a economista Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), destacou a importância de olhar além do presente e considerar as perspectivas de longo prazo.

A preocupação é que, sem o aumento da capacidade produtiva, o crescimento acima do potencial da economia possa gerar pressões inflacionárias e outros desequilíbrios. Isso poderia levar a medidas corretivas, como o aumento das taxas de juros, que acabam por frear o próprio crescimento econômico.

“É muito importante a gente aumentar essa capacidade produtiva, porque a gente pode crescer, ter números mais próximos de 3% e sem gerar inflação, sem gerar ruídos e efeitos negativos no médio e longo prazos, como agora com a subida de juros”, explica.

A economista ressalta que a composição do crescimento atual é diferente da observada no ano passado, quando setores como agropecuária e indústria extrativa, considerados muito produtivos, impulsionaram a economia.

“No ano passado, setores como a agropecuária, a indústria extrativa, setores que são muito produtivos, foram muito positivos para a economia, muito a demanda externa, menos a demanda doméstica”, pontua.

Atualmente, o cenário é distinto. “Hoje nós temos uma economia muito puxada pela demanda doméstica, pelo consumo. E nós vimos os números de consumo crescendo muito acima do PIB”, alerta a coordenadora do FGV Ibre.”Esse é um sinal de que a economia não tem condições de gerar essa manutenção do crescimento”, acrescenta.

Para a economista, esse crescimento não sustentável pode levar a um aumento da inflação, prejudicando principalmente as pessoas de baixa renda.

“Nós temos que pensar não só no momento, no passado e no presente, mas no futuro”, conclui Matos.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Ballet Educação abre inscrições para 60 vagas em Volta Redonda – Informa Cidade

O projeto Ballet Educação – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda…

Garro na Seleção Argentina vira último objetivo para o Corinthians em 2024

Embora encaminhado na próxima Copa Libertadores, o Corinthians ainda elenca últimos objetivos para a temporada…

Eletrobras realiza simulado de emergência na Usina de Funil, em Resende

Treinamento no dia 5 de dezembro envolve moradores e órgãos de defesa civil para reforçar…