Hemonúcleo de Volta Redonda reforça campanha para garantir estoque antes do Carnaval

Historicamente, período de feriado prolongado registra aumento no número de transfusões. Unidade localizada no Hospital São João Batista abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

A equipe do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que fica no Hospital São João Batista (HSJB), está reforçando a campanha e convoca a população para a doação de sangue antes do feriado prolongado de Carnaval. O objetivo é garantir o estoque para o período que, historicamente, registra um aumento no número de transfusões.

“A circulação nas ruas aumenta, provocando o crescimento no número de acidentes envolvendo veículos automotores e aumento da violência, muitas vezes por conta do consumo excessivo de álcool”, destacou o coordenador técnico do Banco de Sangue, o médico-hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, lembrando que, para doar sangue, não é necessário fazer agendamento prévio e nem estar em jejum.

O Núcleo de Hemoterapia faz a captação de doadores de sangue das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; também é necessário estar em boas condições de saúde. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica.

O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, e mais cinco unidades: o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); três hospitais privados na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios (Pinheiral e Piraí).

Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia