Homem é condenado a 26 anos de prisão por matar turista em Paraty
Edson dos Santos foi condenado a 26 anos de prisão pelo homicídio de um turista da Lituânia, além do estupro contra a esposa da vítima, em Paraty. O crime ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2020 e chocou pela brutalidade.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou a sentença após 11 horas de sessão plenária. De acordo com o órgão, o tribunal do júri de Paraty acatou as provas e detalhes apresentados contra o homem.
O lituano Adam Zindul, de 37 anos, foi amordaçado, agredido e morto dentro de uma casa que ele alugava para passar férias na Praia do Sono. O turista recebeu golpes de faca no pescoço.
O bandido também agrediu e estuprou a brasileira Zindul, esposa da vítima. O homem, agora condenado, utilizou a mesma faca para amedrontar a mulher, que buscou ajuda com um jardineiro após ser violentada. O casal visitava a região da Costa Verde após se casar.
Em vídeo enviado à imprensa, o delegado Marcelo Russo celebrou a condenação de Edson Santos. O titular da delegacia de Paraty enfatizou a sensação de dever cumprido após quase cinco anos dos crimes.
‘‘Gostaríamos de agradecer ao juiz de Paraty, a promotoria que aturou nesse caso, bem como a todo o aparato policial envolvido na elucidação tanto da autoria quanto da materialidade dessa tragédia de um ano que havia ocorrido na praia do sono aqui na cidade de Paraty. Hoje nós temos a sensação de dever cumprido’’.