A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda, com apoio do Samu e do Corpo de Bombeiros, resgatou nesta segunda-feira (9) um homem de 90 anos deixado trancado sozinho em casa, no bairro Nossa Senhora das Graças. Os agentes da Guarda Municipal foram até o local em uma visita de rotina, já que o idoso é acompanhado pela patrulha há algum tempo, e acabaram surpreendidos pela situação.
O idoso, que não anda, mas é lúcido, foi encontrado deitado sobre um sofá, em meio a fezes, urina, desnutrido e desidratado. Para chegar até ele, foi necessário arrombar a porta do imóvel. O idoso contou que estava sem comer e beber água há dois dias. Uma filha, que seria a tutora legal dele, não foi localizada, assim como outro filho, que mora nos fundos da casa.
Ele foi encaminhado ao Hospital Doutor Nelson Gonçalves, no bairro Aterrado, para receber os cuidados médicos necessários. Um terceiro filho dele, que mora no interior de São Paulo, foi avisado e teria se comprometido a assumir a tutela do pai.
O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil, onde será investigado pela autoridade policial como cárcere privado, abandono de incapaz e maus-tratos. O homem seguirá sendo acompanhado pela rede de proteção ao idoso do município, que inclui a Patrulha de Proteção ao Idoso e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas). (Foto: Divulgação / Semop)