• Home
  • Política
  • Indicação a tribunal opõe Gleisi e Luiz Marinho na tentativa de convencer Lula

Indicação a tribunal opõe Gleisi e Luiz Marinho na tentativa de convencer Lula

A nomeação de novos desembargadores para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) vai testar quem tem mais poder de convencimento junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O TRF-3 votou nesta quarta-feira (19) duas listas tríplices, para preenchimento das vagas destinadas a representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Uma delas traz os nomes de Verônica Sterman, Marcos Moreira e Luciana Coimbra — a primeira, favorita de Gleisi, o segundo, apadrinhado por Marinho, deixando pouca chance para a terceira.

A presidente do PT e o ministro do Trabalho já entraram em campo para emplacar seus preferidos. Segundo fontes do Palácio do Planalto, ambos já pediram reuniões com Lula para tratar do assunto. O presidente é obrigado a seguir a lista tríplice na indicação de desembargadores aos TRFs.

Verônica foi advogada de Gleisi e de seu ex-marido Paulo Bernardo durante a Operação Lava- Jato — sua atuação foi considerada fundamental para que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitasse a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o casal, que havia sido acusado de organização criminosa.

Já Moreira foi secretário de assuntos jurídicos na prefeitura de São Bernardo do Campo durante a gestão de Marinho — o município é um reduto eleitoral do presidente Lula. Além disso, tem ligação estreita com o PT e faz parte do grupo Prerrogativas, que reúne juristas de esquerda.

Hoje, a avaliação do entorno de Lula é de que a balança pende mais para o lado de Gleisi. Além de os abusos da Lava-Jato serem um assunto sensível para Lula, indicar Verônica seria uma oportunidade de nomear uma mulher, em um aceno à militância, e de agradar a presidente do PT, que não ficou com nenhum ministério no atual governo.

Já a segunda lista tríplice é formada apenas por mulheres — Gabriela Araújo, Rita Nolasco e Luiza Nagib. Nesta, fontes consideram praticamente certo que o presidente nomeie a primeira, que é amiga próxima da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e casada com o deputado estadual petista Emídio de Souza (PT-SP).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…