As inscrições para a terceira edição da Olimpíada Ciência & Arte podem ser feitas até o dia 12 de maio. A ação é voltada para a divulgação científica e é coordenada pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado. A iniciativa abrange a participação de estudantes de escolas municipais, estaduais, federais ou privadas de todo o estado, nos segmentos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.
O tema deste ano é ‘Mudanças climáticas: ciências, artes e criatividade no enfrentamento da crise ambiental’. As inscrições, gratuitas, são on-line e devem ser realizadas no SISOlimpíada (https:// olimpiada.cecierj.edu.br/), sendo que o regulamento pode ser encontrado em https:// www.cecierj.edu.br/olimpiada/. “É muito importante que os nossos jovens estejam motivados e envolvidos com ações positivas e construtivas. A continuidade da Olimpíada Ciência & Arte é uma maneira de estimular novas vocações, que vão ajudar essas pessoas a se descobrirem culturalmente e profissionalmente. Desejo que o evento seja muito produtivo para os participantes e que traga novas respostas às necessidades do Rio de Janeiro”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Além de incentivar jovens talentos, o evento é dirigido a professores, escolas e secretarias de educação. Lançada em 2021 pela Fundação Cecierj, a Olimpíada de Ciência & Arte se tornou a primeira no Brasil a reunir, equitativamente, conteúdos de ciências e artes, visando a estimular o interesse nessas áreas de conhecimento por alunos do Ensino Fundamental. “Estamos muito felizes em realizar a terceira edição da Olimpíada de Ciência & Arte. O tema explora a criatividade nas artes e nas ciências para o enfrentamento da crise ambiental. Será uma rica oportunidade para os participantes e para nós, que poderemos nos surpreender com reflexões e soluções impensadas até então” – destacou a coordenadora da iniciativa Thelma Lopes.