No próximo dia 12 de maio (segunda-feira), às 9h, o Instituto Dagaz irá promover uma importante palestra no Cineclube Dagaz em alusão ao Maio Laranja — campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação reafirma o compromisso do Instituto com a formação cidadã e a defesa dos direitos da infância e juventude.
Hoje o instituto Dagaz atende cerca de 700 jovens entre crianças e adolescentes.
De acordo com governo federal, o disque 100 registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes, somente nos primeiros quatro meses de 2023.
Com condução da assistente social Juliana Silva e da psicopedagoga Marcelly Moura — ambas profissionais com ampla experiência na área social — o encontro vai abordar temas como os sinais de abuso, formas de denúncia e o papel essencial da sociedade na proteção integral de crianças e adolescentes.
O evento terá a presença do Secretário Municipal da Juventude Munir Filho, e de representantes do Conselho Tutelar, fortalecendo o trabalho intersetorial necessário para enfrentar a violência contra a criança e o adolescente. “O combate ao abuso e exploração sexual infantil no Brasil é primordial. Um evento que ressalta esse assunto é de suma importância para erradiação dessa situação, coscientizando todos os envolvidos direta e indiretamente com o compromisso de ajudar. O Instituto Dagaz, que já faz um trabalho com crianças, adolescentes e jovens há anos tem conhecimento e sabe como trabalhar a informação com esse público específico. Com a colaboração do Dagaz em conjunto com a Secretaria, temos a capacidade de atingir mais pessoas do que separadamente, sendo de fato eficaz nessa erradiação”, comentou o secretário.
A palestra tem como objetivo sensibilizar o público sobre os sinais de abuso, os caminhos para a denúncia e o papel da sociedade na garantia da proteção integral às crianças e adolescentes. A palestra é direcionada para os jovens atendidos pelo Instituto, suas famílias e a comunidade, o momento também será de escuta e troca de informações valiosas.
A assistente social Juliana Silva falou sobre a importância da palestra. “Precisamos educar, informar e, acima de tudo, ouvir nossas crianças. Só assim podemos construir um ambiente seguro, onde elas possam crescer com dignidade, respeito e amor. O Instituto Dagaz tem sido um espaço de acolhimento e conscientização, e é fundamental que cada um aqui leve essa mensagem adiante. Falar é o primeiro passo para prevenir e proteger”, destacou.
A gestora do Instituto Dagaz também reforçou a importância da palestra. “Essa palestra é um passo importante no compromisso do Instituto Dagaz com a proteção das crianças e adolescentes. Precisamos falar sobre o abuso e a exploração sexual de forma clara e acessível, fortalecendo a rede de apoio e conscientizando nossa comunidade sobre os sinais e caminhos para a denúncia”, disse.
A palestra será realizada no Cineclube Dagaz na Rua Bartolomeu Bueno Da Ribeira S/n Santo Agostinho e será aberta a toda comunidade.