• Home
  • Geral
  • Jari denuncia uso indevido de dinheiro público por parte de Concessionárias de água

Jari denuncia uso indevido de dinheiro público por parte de Concessionárias de água

As concessionárias de água praticaram reajuste irregular de tarifa e receberam antecipadamente R$ 294,4 milhões, no período entre novembro de 2021 e abril de 2022, denunciou o deputado estadual Jari Oliveira (PSB), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da ALERJ. A cobrança, segundo regra contratual, só poderia ser realizada a partir do final de abril de 2022, doze meses após a data da proposta do serviço – 27 de abril de 2021. O deputado observa a ilegalidade da aplicação e defende que a população seja descontada nas contas futuras ou ressarcida:

“É um absurdo! O serviço de água e esgoto é um dos que mais recebe queixas por parte da população, principalmente nos meses de verão, justamente quando o consumo é maior e a cobrança foi realizada. Estaremos cobrando que a população receba o que pagou e vamos continuar exigindo que a população tenha serviços de qualidade”, disparou.

O índice do reajuste indevido, autorizado pela AGENERSA – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro –, foi de 9,8% a cada mês do período, e atingiu a população da Baixada Fluminense, dos bairros das zonas Norte, Sul, Oeste, Barra da Tijuca, Centro e diversas cidades do estado.

Os dados foram apresentados na reunião extraordinária da Comissão de Saneamento Ambiental na última quinta-feira (22), que teve a participação da AGENERSA e dos comitês de monitoramento dos quatro blocos da concessão.

Durante a reunião, Jari entregou em mãos para o procurador da AGENERSA um ofício em que cobra informações sobre as divergências apresentadas, dando à agência prazo de 30 dias para responder. “Vamos aguardar o posicionamento do órgão diante do apresentado para definir nossas ações futuras”, afirmou o deputado.

Source link

VEJA MAIS

Voltaço adquire direitos federativos de PK e renova com o meia até o fim de 2026

O Volta Redonda FC comunica que efetuou o pagamento de 400 mil reais por 50%…

Mulher é presa por furtar guirlandas de loja em Penedo

Cidades Mulher é presa por furtar guirlandas de loja em Penedo Uma mulher, de 48…

Acampamento para Músicos na Canção Nova terá show com mais de 150 músicos e cantores juntos

No dia do músico, 22 de novembro, data dedicada à Santa Cecília, padroeira dos músicos,…