• Home
  • Política
  • Jari incentiva candidaturas ao ‘Parlamento Juvenil’ da Alerj

Jari incentiva candidaturas ao ‘Parlamento Juvenil’ da Alerj

ESTADO

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) é um entusiasta do projeto “Parlamento Juvenil” da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A iniciativa, voltada para estudantes do ensino médio, do 1º ou 2º ano, da rede estadual de ensino, promove a participação popular na política, que é a principal marca dos mandatos de Jari no legislativo.

As inscrições para o “Parlamento Juvenil 2024” podem ser feitas até o próximo dia 02 de agosto pelo site: parlamento-juvenil.rj.gov.br. Os candidatos devem ter de 14 a 17 anos. A eleição é feita em dois turnos, o primeiro entre os inscritos da própria escola e o segundo entre os eleitos de todas as escolas do município. Cada município do estado terá um representante, a capital terá três e as três cidades com maior proporção de inscritos válidos podem eleger dois representantes.

“Foi muito bom acompanhar o ‘Parlamento Juvenil’ no ano passado e sou um grande apoiador da iniciativa. Atuar uma semana como deputado, faz com que o jovem vivencie o exercício da atividade política, a cidadania, o processo legislativo. Tenho certeza que essa experiência colabora para que esse jovem seja um multiplicador, na escola, na família e na comunidade da importância da participação popular na política. E é nisso que acredito como política de qualidade, voltada para a população e é assim que trabalho no legislativo”, falou Jari.

Ele chamou a atenção para a possibilidade de municípios elegerem mais de um representante para o ‘Parlamento Juvenil’. “Temos grandes municípios aqui no Sul Fluminense, com jovens atuantes, ligados aos acontecimentos na política e na comunidade à sua volta. Vamos divulgar o ‘Parlamento Juvenil’ da Alerj, quem sabe os três municípios a levar dois representantes saiam daqui da nossa região”, reforçou o deputado.

O projeto

O ’Parlamento Juvenil’ simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PL pode sofrer alguma punição com indiciamento de Valdemar e Bolsonaro? Entenda

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, foi um dos 37 indiciados pela Polícia Federal…

Inscrições para vestibular Cederj 2025 terminam neste domingo

Há vagas para os polos de Angra dos Reis (RJ), Barra do Piraí (RJ), Miguel…

Peça teatral ‘Pequenas Leituras’ será apresentada neste domingo, 24

  Amanhã, domingo, 24, o quarto episódio da oitava temporada do evento…