• Home
  • Política
  • Justiça Eleitoral notifica Neto por causar transtornos durante campanha em feira livre da Vila Santa Cecília

Justiça Eleitoral notifica Neto por causar transtornos durante campanha em feira livre da Vila Santa Cecília

A 90ª Zona Eleitoral (ZE) emitiu uma notificação ao candidato a prefeito de Volta Redonda Neto (PP), após constatar irregularidades em sua campanha eleitoral durante visitas à feira livre da Vila Santa Cecília. De acordo com o relatório da equipe de fiscalização da propaganda eleitoral, o candidato da coligação “Apaixonados por Volta Redonda” foi visto realizando atos de “corpo a corpo” com eleitores em um ponto fixo na feira, o que acabou prejudicando o fluxo de pedestres no local. A fiscalização ocorreu nos dias 1º e 8 de setembro de 2024.

Embora a propaganda eleitoral em locais de uso comum, como feiras livres, não seja considerada irregular quando não compromete o ambiente, a permanência do candidato em um ponto fixo, ladeado por outras barracas, causou dificuldades para o trânsito de pessoas, conforme estabelecido no artigo 19, parágrafo 4º, da Resolução Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/19.

Segundo a decisão do juiz eleitoral Thiago Gondim de Almeida Oliveira, é necessário garantir igualdade entre todos os candidatos, evitando tumultos e desequilíbrios no processo eleitoral. O magistrado alertou que, se outros concorrentes seguirem o exemplo de Neto, o congestionamento de pessoas pode gerar conflitos e até animosidades entre apoiadores.

Diante disso, a Justiça Eleitoral determinou que Neto interrompa imediatamente essa prática, especialmente a permanência em ponto fixo dentro das feiras livres do município. Caso a ordem não seja cumprida, poderão ser aplicadas sanções previstas em lei, incluindo penalidades por crime de desobediência, conforme o artigo 347 da Lei nº 4.737/65 do Código Eleitoral.

A decisão ressalta que a notificação visa manter a ordem e garantir o equilíbrio na disputa eleitoral. O Ministério Público Eleitoral também foi informado sobre o caso.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Presidência antecipa pedido informações de ministérios para formatar mensagem ao Congresso em 2025

A Presidência da República resolveu antecipar os pedidos para que os ministérios entreguem seus relatórios…

Katia Miki registra BO na Polícia Federal após ser vítima de ‘fake news’

  A candidata à prefeitura de Barra do Piraí, Katia Miki (Solidariedade), registrou um boletim…

Rio oferece mais de 2 mil oportunidades de emprego com carteira assinada, estágio e jovem aprendiz, esta semana

  O Governo do Estado está divulgando, esta semana, 2.375 oportunidades de emprego formal, estágio…