Os vereadores de Itatiaia aprovaram nesta terça, 10, o remanejamento orçamentário que o prefeito eleito, Kaio Márcio, poderá fazer a partir do ano que vem. O aumento, aprovado por unanimidade, foi de 1% para 40%. Com isso, Kaio poderá utilizar os recursos de forma mais eficiente, atendendo as demandas, mas sem comprometer o equilíbrio fiscal.
“Esta votação histórica é muito importante e mostra que, a partir de 2025, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, cada uma fazendo seu papel e respeitando a independência de cada Poder, irão trabalhar juntas para a implantação de políticas públicas, principalmente na área da saúde, que a população espera há tantos anos e que terá serviços de qualidade. Agradeço a todos os vereadores (Vini Celular, João Marcio, Joel de Melo, Fabrício da Mudança, Bruno Diniz, De Paula, Toroca, Leonardo, Pipia, Thiaguinho e Vaninho) pelo voto de confiança, mas isso não tira a responsabilidade e o compromisso que eles têm de fiscalizar o nosso trabalho na Prefeitura de Itatiaia”, finalizou Kaio Márcio.
O presidente da Câmara de Vereadores, Vini Celular, destacou que hoje Itatiaia tem a chance de fazer diferente. “O município está em um momento histórico. Nunca havia tido o percentual de remanejamento de 40%. Esse percentual não precisa de autorização desta Casa para movimentar e aplicar nas prioridades da cidade. Então, eu saio com dever cumprido e quero agradecer os colegas vereadores pelo entendimento, pela importância de dar autonomia ao prefeito para trabalhar e aplicar naquilo que ele achar e entender como necessário e prioridade”, disse Vini Celular.
Vale destacar que o vereador Vaninho, presidente da Comissão do Orçamento, fez questão de frisar a importância de dar um voto de confiança ao novo governo. “Hoje foi um marco para a história de Itatiaia. Estes 40% foram devido à confiança que nós estamos depositando no prefeito Kaio. Acreditamos que, através desse remanejamento, o prefeito consiga ter liberdade para trabalhar e fazer as entregas necessárias no município. A nossa sensação é de dever cumprido, encerrando mais um ano de trabalho e propondo o melhor para a nossa população. Executivo e Legislativo devem andar de mãos dadas para que o resultado final seja alcançado. Nós fiscalizaremos, sim, como fizemos na gestão anterior, e também daremos espaço que o Executivo precisa.”, disse Vaninho.