22/05/2025 07:19

Laboratório do projeto Farmácia Viva é inaugurado em Volta Redonda

Localizado nas dependências da Fundação Beatriz Gama, ele vai produzir medicamentos fitoterápicos que serão distribuídos à população nas unidades de saúde do município

 

A Prefeitura de Volta Redonda inaugurou, nesta quarta-feira (21), o laboratório da Farmácia Viva Sebastião Lima Coelho, instalado nas dependências da Fundação Beatriz Gama (FBG), no bairro Retiro. Voltado para o beneficiamento de plantas medicinais, o engajamento da agricultura local e a produção de medicamentos fitoterápicos para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o novo espaço recebeu investimentos de aproximadamente R$ 150 mil.

Antes mesmo da cerimônia oficial, o laboratório já havia iniciado, em março, a produção e a estocagem das plantas medicinais que servirão de matéria-prima para a fabricação dos medicamentos destinados à rede pública de saúde. Vale destacar que esta é a primeira unidade da Farmácia Viva — uma iniciativa idealizada pelo governo federal — a ser implementada no estado.

A coordenadora da Farmácia Viva, Fabíola Martins, agradeceu às várias instituições que contribuíram para que o projeto se tornasse realidade, entre elas o Instituto Vital Brazil, o campus Volta Redonda da UFF (Universidade Federal Fluminense), a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o campus Pinheiral do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro).

“Tivemos uma gama de pessoas e instituições que participaram para que o nosso projeto chegasse ao dia de hoje. Agradeço também ao prefeito Neto, que durante todo esse tempo não desistiu do projeto; ao Vitor Hugo, da Fundação Beatriz Gama, que cedeu o espaço; mas, principalmente, à nossa equipe, que sempre esteve presente e não largou a mão.”

Referência

O prefeito Antonio Francisco Neto parabenizou a dedicação de todos os envolvidos na criação da Farmácia Viva em Volta Redonda e garantiu que, se depender do Poder Público, ela terá todo o apoio para se tornar uma referência nacional.

“A nossa Farmácia vai ser a melhor deste país, se Deus quiser, porque não vai faltar vontade, não vai faltar recurso. Não podemos desistir nunca, e sim avançar a cada dia. Por isso, quero agradecer a todos os envolvidos na Saúde do nosso município, que ajudam a mostrar que o SUS é viável. É preciso acreditar e fazer as coisas acontecerem”, afirmou Neto.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, ressaltou a importância da Farmácia Viva, que vai oferecer medicamentos fitoterápicos à população, por meio da Atenção Básica à Saúde. “Temos trabalhado muito pela saúde do município, com um prefeito incansável na luta, porque ele também quer que nossa saúde seja a melhor do Brasil. É muito gratificante abrirmos esse espaço, tão importante, que vai nos permitir distribuir os medicamentos através das unidades básicas de saúde.”

O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira, destacou o investimento realizado para que a Farmácia Viva conte com a melhor tecnologia, além da presença de diversas instituições de peso no evento. “Parabenizo a Fabíola e sua equipe pelo incansável esforço para que nós conseguíssemos construir essa Farmácia. Espero ter ajudado um pouquinho a tornar tudo isso realidade.”

A Farmácia Viva

A Farmácia Viva é um programa nacional de plantas medicinais e fitoterápicos do Ministério da Saúde, que passa a dispor, em Volta Redonda, de uma área de quase 300 m², distribuída entre recepção, sala administrativa, salas para recebimento das plantas medicinais, processamento de fitoterápicos, armazenamento/quarentena, controle de qualidade, preparação e paramentação, além de área de dispensação, vestiários, sanitários e dois depósitos de material de limpeza. A capacidade de produção prevista é de 2 mil sachês por ano para cada espécie de planta.

A iniciativa contribui para o desenvolvimento da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares ao SUS, articulando o Arranjo Produtivo Local em Plantas Medicinais. A Farmácia Viva abrange toda a cadeia produtiva: desde o beneficiamento das plantas medicinais, com participação da agricultura local, até a entrega do fitoterápico finalizado.

O público-alvo são os usuários do SUS, principalmente por meio da Atenção Primária. O laboratório de beneficiamento está localizado na Fundação Beatriz Gama, enquanto a dispensação dos medicamentos ocorrerá nas farmácias das unidades de saúde municipais.

Assim, a Farmácia Viva possibilita ao município garantir o acesso dos usuários do SUS a fitoterápicos de qualidade, seguros e eficazes, em conformidade com as diretrizes da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Fotos: Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia