Por Mateus Gusmão
Não é de hoje que os volta-redondenses sofrem com o péssimo serviço de manutenção e emergência prestado pela Light. Afinal, os moradores têm enfrentado um problema crescente e que tem gerado insatisfação generalizada: as frequentes quedas de luz na cidade do aço. A situação parece piorar a cada dia, em especial nos últimos dias, diante das chuvas e ventanias que atingiram o município. Há relatos de que, após interrupção no fornecimento de energia, a luz demora até mais de 24 horas para voltar em algumas localidades. Há casos de ruas que ficaram três dias sem energia. E sem qualquer assistência da concessionária.
Até o prefeito Neto ficou sem luz por cerca de 24 horas, como o aQui noticiou na edição passada. E ele reclamou do péssimo serviço prestado pela Light, que foi tema de debate entre os vereadores na sessão da Casa na terça, 18. E os parlamentares decidiram convocar a concessionária para que apresente medidas que reduzam o sofrimento da população. “Enviamos um ofício cobrando que a Light mande um representante aqui nesta Casa para prestar contas à população. Nós somos cobrados pelos moradores, que não têm com quem reclamar.
A ausência de luz é constante”, justificou Paulinho do Raio-X. Ele lembrou que, como o aQui revelou, na semana passada, até uma sessão da Câmara de Volta Redonda não pôde ser realizada, assim como uma audiência pública da Igreja Católica por falta de luz no Aterrado. “Toda a cidade está sofrendo com falta de energia. Vários locais da cidade ainda têm postes de madeira, como na Fazendinha, Vale Verde, Mariana Torres. Hoje, são aproximadamente 116 mil residências em Volta Redonda. Há pessoas acamadas, que precisam usar respirador, e sofrem com a falta de energia”, desabafou, irritado.
Coube a Sidney Dinho – que presidia a sessão – anunciar a reunião com a Light. “O presidente Quinto já está em contato com a Light, e a concessionária ficou de enviar um grupo de diretores e supervisores para uma reunião com os 21 vereadores. Que os colegas possam se preparar, porque, em breve, a convite do Quinto, a Light estará aqui para prestar esclarecimentos”, anunciou Dinho.
Líder do governo Neto no parlamento, Luciano Mineirinho se mostrou cético quanto à reunião. “Sobre a Light, eu vou ser sincero, já participei de várias reuniões aqui com a concessionária e foi muito papo e pouca solução. Eles sempre falam que vão melhorar alguma coisa, mas sempre pioram. Eu estou em uma luta pela poda de uma árvore há mais de dois anos no Siderlândia, é uma árvore que atinge um fio de alta tensão. Olha, sinceramente, eu não acredito mais”, completou.
Quem também não se mostrou esperançoso com uma solução por parte da Light foi Renan Cury. “Estaremos aqui caso essa reunião realmente aconteça. Mas olha… Sinceramente, não vejo uma solução rápida. A população está cansada de saber, a gente está cansado, e a Light está uma porcaria porque não faz investimento. Eles vão vir aqui, contar meia dúzia de história, e no ano que vem o sofrimento será igual”, prevê.
Rodrigo Furtado também corroborou dizendo que o problema está na falta de manutenção por parte da Light. “Não tem manutenção na cidade. Até na questão da poda de árvores, que quando os galhos chegam no fio a responsabilidade é da Light de podar. É necessário que seja feita essa poda”, disse, sugerindo que a concessionária faça um mutirão em parceria com a prefeitura para podar as árvores. “Esse é um problema recorrente. Quero estar presente quando a Light estiver aqui para fazer sugestões”, prometeu.
Já o vereador Neném relatou problemas dos produtores rurais da cidade, em especial os produtores de leite. “Eu já soube de casos de produtores rurais que ficaram três, quatro dias sem luz. Nesse final de semana, na minha propriedade, eu contei 80 vezes que piscou a luz. Até queimou a geladeira. Vamos aguardar para ver se esses diretores vão nos apresentar algo bom”, destacou, sendo complementado por Zoinho, que foi ainda mais cético. “Eu só vejo uma solução: ir ao Ministro de Minas e Energia, em Brasília, e apresentar a situação que estamos vivendo em Volta Redon- da. Acho que só assim, porque eles enrolam, enrolam e nada acontece”, concluiu.
BM e Light fazem podas
Se em Volta Redonda uma das cobranças dos vereadores é de que aconteça um mutirão entre Light e prefeitura, em Barra Mansa isso já está acontecendo. Na terça, 18, a concessionária e a Secretaria de Manutenção Urbana realizaram podas de árvores que estavam atingindo fios de alta tensão em ruas do bairro São Francisco de Assis. Os trabalhos aconteceram em diversas vias, como a Horácio Silva, onde a Escola Municipal Francisco Villela de Andrade também recebeu serviços de poda e limpeza geral. “Agradeço a parceria com a Light e o apoio do prefeito Luiz Furlani em manter bons relacionamentos para uma melhor gestão e bem-estar dos mora- dores de Barra Mansa”, destacou o titular da pasta, Fanuel Fernando Faria.