O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (18), que “não precisa” ser candidato à reeleição em 2026, mas admitiu que poderá concorrer novamente “caso seja necessário”. A declaração foi feita em entrevista à rádio CBN, na manhã de hoje.
“Quando chegar o momento [de discutir as eleições de 2026], tem muita gente boa para ser candidato. Eu não preciso ser candidato”, disse Lula.
“Agora, se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode estar certo que os meus 80 anos virarão 40 e eu poderei ser candidato. Não é a primeira hipótese. Nós vamos ter que pensar muito”, complementou.
Lula, de 78 anos, indicou que seu estado de saúde será um dos fatores levados em consideração para decidir se concorrerá à reeleição ou não.
“Eu sei que vou estar com 80 anos. Vou ter que medir meu estado de saúde, minha resistência física, porque quero ter responsabilidade com o Brasil.”
Em seguida, sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula reiterou que não irá permitir que “esse país volte a ser governado por um fascista, um negacionista, como já tivemos”.
A CNN entrou em contato com a assessoria de Jair Bolsonaro para comentar a fala do presidente Lula e aguarda retorno.
Compartilhe: