O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, neste domingo (23), o filme brasileiro “O Último Azul”, que conquistou três prêmios no Festival de Berlim 2025 no sábado (22).
Em uma mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), Lula expressou seu orgulho pelo reconhecimento do cinema nacional brasileiro, afirmando que a vitória é um motivo de celebração para todos. O presidente aproveitou para parabenizar a equipe que produziu o filme.
“Parabéns, Gabriel Mascaro, Denise Weinberg, Rodrigo Santoro e toda equipe! Vale a pena acreditar no cinema. Nós somos brasileiros e não desistimos nunca!”, declarou Lula.
Em um dos mais importantes eventos de cinema do mundo, em que o Festival de Berlim comemorava sua 75ª edição, o longa-metragem, dirigido por Gabriel Mascaro, foi premiado com o Urso de Prata, a segunda maior premiação da festividade.
Além disso, o filme ganhou dois prêmios de júri independente: o prêmio do júri ecumênico e o prêmio dos leitores do jornal “Berliner Morgenpost”.
O presidente também ressaltou o seu orgulho pelo cinema brasileiro, que vem conquistando várias categorias nas últimas semanas.
“Estou muito orgulhoso em ver o cinema brasileiro brilhar nas telas do mundo”, completou.
Estou muito orgulhoso em ver o cinema brasileiro brilhar nas telas do mundo. 🇧🇷
O filme ‘O Último Azul’ venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025. Parabéns, Gabriel Mascaro, Denise Weinberg, Rodrigo Santoro e toda equipe!
Vale a pena acreditar no cinema. Nós somos… pic.twitter.com/pHUGz6MAbi
— Lula (@LulaOficial) February 23, 2025
Este não é o primeiro reconhecimento do cinema brasileiro em Berlim. Filmes como Central do Brasil (1998) e Tropa de Elite (2008) também conquistaram o Urso de Ouro em edições passadas.
Além da vitória de ‘O Último Azul’, outro filme brasileiro também teve destaque em premiações recentes. Fernanda Torres, atriz de ‘Ainda Estou Aqui’, foi a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. A produção, que foi premiada em várias categorias, também está concorrendo a três estatuetas no Oscar 2025.
O presidente Lula e a primeira-dama se encontraram no início do ano com Fernanda Torres. O chefe do Executivo parabenizou a atriz através de suas redes sociais: “‘A vida presta’. Parabéns, Fernanda Torres”, escreveu.
*Sob supervisão de Mayara da Paz