• Home
  • Destaque
  • Lula sobre saidinhas: Percentual que não volta é “pequeno“ e “não compensa destruir“ visitas à família

Lula sobre saidinhas: Percentual que não volta é “pequeno“ e “não compensa destruir“ visitas à família

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira (21) que sua decisão de vetar trecho da Lei das Saidinhas foi “unipessoal” e “moral”. Segundo ele, o percentual de detentos que fogem durante esses indultos é pequeno.

“O Estado prende um cidadão que cometeu um delito e, se o prendeu, não é apenas para castigá-lo, é para recuperá-lo. E na hora que o cidadão sai para ver sua família, que é uma das fontes de sua recuperação ele é proibido?”, questionou Lula durante entrevista à rádio Jornal Meio Norte, do Piauí.

“‘Ah, mas de vez em quando as pessoas fogem!’ Mas é tão pequeno o percentual dos que não voltam, que não compensa a gente destruir a possibilidade de a família conversar com essa pessoa”, completou.

“Antes de ser presidente eu sou humano, tenho formação política, tenho caráter, tenho um compromisso ideológico e tenho família.”

Em abril, o presidente sancionou a Lei das Saidinhas, mas com um veto ao trecho que impedia o preso do regime semiaberto que não tenha cometido crimes graves ou hediondos de visitar sua família.

No mês seguinte, o Congresso Nacional decidiu, num placar de de 314 x 126 na Câmara e 52 x 11 no Senado, pela derrubada do veto presidencial.

Com a derrubada do veto, ficou decidido que só terão direito de saída temporária aqueles que cursarem supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.

Segundo Lula, desde o início, “todos os deputados não queriam que vetasse o trecho” e preferiam que o presidente “deixasse passar, porque vai ter eleição e é um tema delicado”.

Lula diz acreditar que a derrubada do veto não o derrotou. “Mas derrotaram uma parte do povo brasileiro e enfraqueceram a dignidade de muita gente nesse país”, concluiu.

*Sob supervisão de Marcelo Freire

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…