Nesta sexta-feira (29) Flávia Magalhães, médica e nutricionista, referência em medicina esportiva, lançará o livro “A inSUSTENTÁVEL leveza de ser MULHER no futebol”.
O livro inclui prefácios feitos por personalidades como Mauro Silva, tetracampeão mundial e Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, Dr. José Luiz Runco, ex-médico da Seleção Brasileira e do Clube de Regatas do Flamengo, e vários outros.
“É uma obra que tem como objetivo dar visibilidade à atuação feminina no esporte. Tive que desbravar um território ‘virgem’, superar o preconceito e precisei passar por algumas lutas para chegar em grandes clubes e na Seleção Brasileira. Hoje, nós mulheres, ainda somos exceção, mas podemos e iremos mudar este cenário”, explica a médica.
Destaques
Dentre as diversas histórias abordadas, um dos grandes destaques é o período em que Flávia atuou como médica da Seleção Brasileira. Durante o Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-17, na Venezuela, em 2016, ela fez história ao participar de uma competição internacional de futebol com seis meses de gestação, prestando atendimentos às atletas.
“Um fato marcante aconteceu no jogo contra a Colômbia, quando a atleta Nycole Raysla, camisa 9 da nossa seleção, balançou as redes com um gol de pênalti, colocou a bola de futebol por baixo da camisa e fez o gesto manual da letra L, em homenagem ao meu filho, Luis Felipe, que estava nos acompanhando dentro da minha barriga, correndo comigo para atender as demandas e participando da realização do meu sonho. Um momento inesquecível, emocionante e que, certamente, terá seu registro em um quadro na parede da minha casa”, relembra Flávia Magalhães.
Com mais de 20 anos de experiência na área, a médica é reconhecida por ser uma pioneira em um setor majoritariamente masculino. Flávia Magalhães é presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Esporte (SMEXE), trabalhou em clubes de grande porte como Atlético-MG e América-MG, atuou em diversas competições internacionais enquanto acompanhava a Seleção Brasileira Feminina e esteve no controle de doping dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e da Copa América de 2019.
A obra será lançada às 18h de sexta-feira (29), em evento no Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu.