12/05/2025 17:39

Método adicional de prevenção ao HIV completa um ano na rede pública de Volta Redonda com 307 pacientes atendidos

 

Há um ano, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza o método de prevenção combinada, através de “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)”. Durante esse período, 307 pessoas já receberam a medicação, via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 289 homens, 16 mulheres cisgênero e 2 mulheres trans. Desse total, 80 usuários são de outros municípios, o que corresponde a 26% do atendimento.

O medicamento é disponibilizado gratuitamente no Centro de Doenças Infecciosas (CDI), localizado na Rua Dionéia Faria, número 329, bairro Aterrado; e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Geraldo. Qualquer pessoa pode ter acesso ao tratamento, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira. A PrEP é uma das formas adicionais de prevenção ao vírus HIV – causador da AIDS –, além do uso de preservativos, que também são ofertados no local.

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV, como pessoas que praticam sexo com diversos parceiros ou parceiras, profissionais do sexo, usuários de drogas e casais sorodiscordantes. A expansão da oferta tem o objetivo de diminuir a transmissão do HIV e contribuir para o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de eliminar a epidemia de AIDS como um problema de saúde pública até 2030.

De acordo com o protocolo do CDI, antes da entrega da PrEP o paciente passa por testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com os resultados negativos, é feito um cadastro e orientação para o usuário de como utilizar os medicamentos e quando retornar à unidade.

*Prevenção Combinada*

A PrEP é mais uma tecnologia que integra a chamada Prevenção Combinada. Trata-se de uma série de formas de prevenção ao HIV que podem ser unidas, como a camisinha, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem, diagnóstico, tratamento, redução de danos a usuários de drogas e imunização. A ideia é que a própria pessoa escolha a melhor forma de prevenção, de acordo com suas necessidades e desejos, sempre com o auxílio e orientação de um profissional de saúde.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.